Hoje, 26 de junho, a Igreja Católica celebra o sacerdote espanhol e fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá de Balaguer, cujo apostolado esteve marcado pelo testemunho e o serviço na vida cotidiana, fazendo o bem com a alegria do Evangelho.

São Josemaría foi beatificado por São João Paulo II em Roma no dia 17 de maio de 1992 e canonizado pelo mesmo papa no dia 6 de outubro de 2002.

O santo fundou o Opus Dei (Obra de Deus), atualmente presente em muitos países do mundo, com o objetivo de levar as pessoas à santidade em sua própria profissão ou ofício.

São Josemaría tinha uma grande devoção e carinho a Nossa Senhora de Montserrat. Em 1954 na festa desta devoção mariana, o santo se curou da diabetes, logo depois de sofrer um forte ataque que quase o levou à morte.

O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, em junho de 2013 ao celebrar a Missa na Catedral da Almudena pela memória do santo, convidou os fiéis a imitar a São Josemaría Escrivá de Balaguer, santificando “a vida e a realidade dentro dela mesma”, para assim responder à “crise de fé, esperança e amor pela qual o mundo está atravessando”.

São Josemaría faleceu em 26 de junho de 1975 e foi sepultado no dia seguinte na cripta do oratório de Santa Maria da Paz em Roma, Itália.