O norte-americano Jeffrey Edward Fowle, de 56 anos e pai de três filhos, teria sido preso durante uma viagem turística à Coréia do Norte por deixar uma Bíblia no quarto do hotel onde se hospedou.

Embora não tenha se especificado o crime do qual Fowle está sendo acusado, e pelo qual está preso, a Agência de Notícias Central da Coréia, que pertence ao Estado, informou que as autoridades estão investigando-o por cometer atos contrários ao propósito de uma visita turística.

Segundo a fonte da agência estatal norte-coreana “o cidadão norte-americano Jeffrey Edward Fowle entrou na República Popular Democrática da Coréia como turista em 29 de abril e cometeu uma violação contra a lei da República Popular Democrática da Coréia, contrária ao propósito de turismo durante a sua estadia. Um órgão importante da República Popular Democrática da Coréia o prendeu e o está investigando”.

Os advogados de Jeffrey asseguraram que ele não se encontrava na Coréia em uma viagem de missão, mas simplesmente de turismo.

Em um comunicado difundido em 9 de junho, a esposa de Jeffrey, Tanya Fowle, em Lebannon, estado de Ohio (Estados Unidos), indicou que a viagem turística de seu marido se deve a que ele “ama viajar e ama a aventura de experimentar diferentes culturas e ver novos lugares”.

Tanya agradeceu o apoio recebido de diversas pessoas em todo mundo e assegurou que ela e seus três filhos, de 12, 10 e 9 anos, sentem muitas saudades de Jeffrey e estão “ansiosos por sua volta a casa”.