Durante a oração do Regina Coeli, o Papa Francisco expressou alentou a construção do Centro Internacional para a Família em Nazaré, lugar originário da Sagrada Família e que busca –segundo o Pontifício Conselho para a Família-, ser lar espiritual para que pais e filhos aprendam a arte de dar a vida por amor.

“Contemplando a Sagrada Família aqui, em Belém, meu pensamento se dirige espontaneamente a Nazaré, aonde espero ir, se Deus quiser, em outra ocasião. Abraço daqui aos fiéis cristãos que vivem na Galileia e animo a realização do Centro Internacional para a Família em Nazaré”, manifestou o Papa ao final da Missa celebrada na Praça da Manjedoura de Belém (Palestina).

Ante os milhares de fiéis, peregrinos, autoridades locais e religiosas, Francisco recordou que em Belém, Maria “deu a luz a seu filho Jesus. A Virgem, mais do que ninguém, contemplou Deus no rosto humano de Jesus. Ajudada por José, envolveu-o em panos e o recostou na manjedoura”.

“A Ela encomendamos esta terra e todos os que a habitam, para que vivam com justiça, com paz e fraternidade. Encomendamos também os peregrinos que aqui chegam para beber das fontes da fé cristã, alguns dos quais estão presentes também nesta Santa Missa”, assinalou.

Nesse sentido, o Papa pediu à Mãe de Deus velar “pelas famílias, jovens e idosos”. “Vela por todos os que perderam a fé e a esperança; consola os doentes, os presos e todos os que sofrem; sustenta aos Pastores e a toda a Comunidade dos crentes, para que sejam ‘sal e luz’ nesta terra bendita; fortalece as instituições educativas, em particular a Bethlehem University”.

Finalmente, Francisco encomendou à Virgem “o destino da humanidade, para que lhe abra ao mundo um horizonte novo e prometedor de fraternidade, solidariedade e paz”.

O Centro Internacional para a Família foi uma iniciativa de São João Paulo II, expressa durante o Encontro Mundial das Famílias, em 1997 no Rio de Janeiro (Brasil), e que foi continuada durante o Pontificado de Bento XVI e agora no governo de Francisco.

O projeto contempla levantar um complexo no alto da colina que domina Nazaré e a Basílica da Anunciação; e busca ser um centro de espiritualidade familiar que acolha às famílias que peregrinam à Terra Santa, de apoio às que passam dificuldades, assim como de formação pastoral.

A nível internacional, seu objetivo é apoiar os episcopados, universidades católicas e instituições que velam pelas famílias