Uma família que perdeu a sua casa nos violentos ataques contra os cristãos no estado de Orissa, na Índia, em 2008, foi vítima novamente da violência. A casa, reconstruída com recursos estatais depois dos massacres, foi derrubada novamente.

Assim divulgou a agência vaticana Fides com o testemunho do Pe. Ajay Kumar Singh, sacerdote católico que trabalhou em benefício da população cristã perseguida na região.

Os atos foram cometidos por um grupo radical hinduísta, de orientação ideológica parecida com a dos causadores da violência em 2008.

“A última demolição mostra que esses grupos são fortes e determinados a manter os cristãos fora do país”, denunciou o sacerdote. “Os cristãos continuam conduzindo uma existência terrível no distrito de Kandhamal, onde abusos e discriminação não cessam”, acrescentou.

A casa destruída é a terceira edificada pela família Digal, que resiste a abandonar sua terra por causa da intimidação. A primeira demolição ocorreu em dezembro de 2007, na primeira onda de violência em Kandhamal.

Depois de seu retorno ao lugar, os Digal reconstruíram o seu lar, que foi derrubado em agosto de 2008 durante o linchamento popular contra os cristãos que ocasionou uma dúzia de assassinatos e a destruição de 834 lares.

Nesta oportunidade, a família teve que fugir para fora do Estado e se mantiveram longe de sua terra durante vários anos, até receber uma compensação do governo e retornar com o propósito de retomar sua vida.

O recente ataque destrói as esperanças da família Digal de levar uma vida normal. Três homens acusados de fazer parte no ataque foram soltos sem explicação da Polícia, que ainda não prendeu os responsáveis. “O Estado não foi capaz de proteger e garantir os direitos básicos aos cidadãos cristãos em Orissa”, concluiu o Pe. Singh.