O encontro realizado ontem em Amã (Jordânia) entre o Instituto Real de Estudos Interconfessionais e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, terminou com um comunicado que exige a “libertação imediata” das meninas sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram na Nigéria, para que possam voltar para seus lares.

Este terceiro encontro realizado a vésperas da viagem do Papa Francisco à Terra Santa, contou com o patrocínio do príncipe El Hassan Bin Talal e do Cardeal Jean -Louis Tauran. No seu comunicado final condenou duramente “todas as formas de violência, e mais recentemente o sequestro das estudantes da Nigéria” e pedimos a sua “libertação imediata, de modo que possam voltar para as suas famílias e suas escolas”.

O evento, que teve por tema “como enfrentar os desafios atuais através da educação”, também destacou “a importância de uma educação religiosa adequada, em particular, para a transmissão dos valores religiosos e morais”, assim como a defesa da dignidade humana.

Nesse sentido, expressou-se “a convicção de que a religião não é a causa dos conflitos, mas sim a desumanidade e a ignorância; em consequência, a educação integral é essencial”.

Os participantes “recordaram que as religiões, entendidas e praticadas corretamente, não são causas de divisão e conflitos, mas são um fator necessário para a reconciliação e a paz e que como crentes esperam que a sabedoria humana possa estar sempre de acordo com a sabedoria de Deus”.

Nesse sentido, pediram à comunidade internacional garantir “o respeito efetivo dos direitos humanos fundamentais, em particular a liberdade religiosa” e enfrentar os desafios urgentes, como são “a resolução pacífica dos conflitos atuais, a erradicação da pobreza e a promoção da dimensão espiritual e moral da vida”.

Por último, os participantes anunciaram que prosseguirão este diálogo em próximos encontros e iniciativas.