Durante a Audiência Geral de hoje, o Papa Francisco pediu orações pelos quase 240 mineradores mortos em Soma (Turquia), e pelas vítimas do naufrágio de uma embarcação no canal da Sicília, onde viajavam 400 imigrantes africanos, dos quais pelo menos duzentos foram resgatados e aproximadamente 40 pessoas poderiam ter falecido.

“Queridos irmãos, eu os convido a rezar pelos mineradores que, ontem, morreram na mina de Soma, na Turquia, e por aqueles que se encontram presos nas galerias. O Senhor acolha os mortos em sua casa e dê conforto aos familiares! E rezemos também pelas pessoas que nestes dias perderam a vida no Mar Mediterrâneo. Coloquem-se, em primeiro lugar, os direitos humanos; rezemos para isso. E se unam as forças para prevenir essas tragédias vergonhosas”, expressou o Pontífice.

Segundo a imprensa turca, até o momento o balanço dos mortos já chega a 238 dos 400 mineradores resgatados. Entretanto, o resgate resulta difícil por causa do fogo e do vazamento de gás.

A embarcação com os imigrantes naufragou na segunda-feira passada. Participam dos trabalhos de resgate navios marinha italiana, embarcações comerciais que transitavam na área e um helicóptero.
As autoridades italianas foram alertadas pelo pessoal das plataformas petrolíferas assentadas na zona. A embarcação se encontrava a 70 km da costa da Líbia, de onde tinham saído, e a 160 km da ilha siciliana de Lampedusa.