Segundo informaram as fontes oficiais da Santa Sé e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 30, dois novos bispos auxiliares para São Paulo, a maior Arquidiocese do Brasil. Eles desempenharão seu ministério junto a outros cinco bispos auxiliares que cuidam da atenção pastoral dos fiéis da capital paulistana, cujo Arcebispo é o Cardeal Odilio Pedro Scherer. Os bispos-eleitos são o presbíteros : Pe. José Roberto Fortes Palau e Pe. Carlos Lema Garcia.

Pe. José Roberto Fortes Palau, é sacerdote do clero da Diocese de São José dos Campos (SP), e Pe. Carlos Lema Garcia, de São Paulo, do clero da Prelazia Pessoal do Opus Dei.

Em comunicado enviado aos bispos auxiliares, ao clero, aos religiosos e religiosas, e aos leigos e leigas da Arquidiocese, Dom Odilo demonstrou sua gratidão pelas nomeações feitas pelo Santo Padre. “Demos graças a Deus por estes dois novos bispos auxiliares. Agradeçamos também ao papa Francisco que os escolheu e nomeou para São Paulo”.

Rezemos pelos novos bispos auxiliares, pedindo que o Espírito Santo os faça bons pastores para a glória de Deus e o bem da Igreja”, conclui o comunicado de Dom Odilo.

Pe. José Roberto Fortes Palau nasceu em Jacareí/SP, em 09 de abril de 1965. Foi ordenado presbítero em 06 de fevereiro de 1993, sendo incardinado no clero da Diocese de São José dos Campos/SP. Formado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santa Teresinha (São Josédos Campos, 1987-1988). É bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (Taubaté, 1989-1992) e recebeu o grau de Mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum  e posteriormente de  Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003-2007). Entre outras funções no seu ministério Pe. Fortes foi Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos (2005-2013); Diretor da Escola Diaconal (2005 2011); Diretor e Professor da Faculdade Católica de São José dos Campos (2008-2014); Atualmente é pároco da Paróquia Santo Agostinho (desde 2010).

Pe. Carlos Lema Garcia é paulistano, nascido em 1956. Incorporou-se à Prelazia do Opus Dei aos 18 anos. Participou da equipe de apoio para a visita pastoral ao Brasil de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, a quem conheceu pessoalmente. Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, em 1981. Iniciou os Cursos de Filosofia e Teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil e concluiu os Estudos Institucionais de Teologia entre os anos 1983-1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma. Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de São João Paulo II, na Basílica de São Pedro, no dia 2 de junho de 1985. O sacerdote é Doutor em Teologia Dogmática pelo Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz. O Padre desempenhou um amplo ministério pastoral e um ativo apostolado intelectual e desde 2010 desempenha o cargo de Diretor Espiritual da Prelazia no Brasil. Também é responsável pelas atividades formativas da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

A ordenação episcopal do Pe. José Roberto Fortes Palau será realizada na cidade de São José dos Campos (SP), no dia 21 de junho, às 9h30.

A ordenação episcopal do Pe. Carlos Lema Garcia será realizada na catedral metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), no dia 29 de junho às 11h00.