“Há um só modelo para vocês, Maria”, expressou o Papa Francisco às milhares de jovens que participaram no sábado na Jornada Regional da Juventude em Buenos Aires (Argentina), pois seu lugar é a Igreja, “que é feminina”, e “estar junto a Jesus, dar ternura, acompanhar, deixar crescer”.

“Vocês são aspirantes a consolidar com a sua vida a ternura e a fidelidade. Vocês estão sobre o caminho dessas mulheres que seguiam Jesus, nas boas e nas más. A mulher tem esse grande tesouro de poder dar a vida, de poder dar ternura, paz e alegria”, afirmou o Papa em uma videomensagem dirigida aos 10.000 participantes, entre homens e mulheres.

Nesse sentido, dirigindo-se às mulheres, indicou que “há um só modelo para vocês, Maria: A mulher da fidelidade, a que não entendia o que se passava, mas obedeceu. Quando soube que sua prima precisava de ajuda, foi correndo ao seu encontro, a Virgem da Prontidão. Ela foi como refugiada a outro país, como estrangeira para salvar a vida do seu filho”.

Maria, continuou, é “a que ajudou o seu filho a crescer. Quando ele começou a pregar, ela ia sempre atrás dele. Ela sofreu por tudo o que seu filho estava passando, de pequeno a grande. Ela estava sempre com seu filho, e lhe falava seus problemas, como nas Bodas de Canaã: “Acabou o vinho”. No momento da Cruz estava lá, Maria junto a Jesus”.

Francisco explicou que “a mulher tem uma capacidade para dar a vida e para dar ternura que não a temos os homens. Vocês são mulheres de Igreja. De Igreja ou do Igreja? Não, não é ‘o’ Igreja, é a Igreja. A Igreja é feminina, é como Maria. Esse é o lugar de vocês. Ser Igreja, conformar Igreja, estar junto a Jesus, dar ternura, acompanhar, deixar crescer”.

“Que Maria, a Senhora da Carícia, a Senhora da Ternura, a Senhora da Prontidão para servir, vá indicando o caminho”, expressou.

“Que cada um de vocês tenha um encontro com Jesus, com este Jesus ressuscitado. E lhes digo uma coisa: Não tenham medo. Olhem para Jesus e Maria e sigam em frente. Pai, eu sou pecador, sou pecadora! Ele te perdoa! Vocês andem adiante, tenham uma Santa Páscoa e não se esqueçam de rezar por mim, que Jesus lhes abençoe e a Virgem os proteja”.