O Papa Francisco recordou a histórica contribuição de São João XXIII à Igreja por ter convocado o Concílio Vaticano II e o chamou de o “Papa da docilidade ao Espírito” na homilia que pronunciou hoje durante a missa na qual o canonizou junto com São João Paulo II.

“Na convocação do Concílio, João XXIII demonstrou uma delicada docilidade ao Espírito Santo, deixou-se conduzir e foi para a Igreja um pastor, um guia-guiado. Este foi o seu grande serviço à Igreja; foi o Papa da docilidade ao Espírito.”, afirmou o Papa Francisco.

O Pontífice recordou que os novos Santos foram “dois homens contemplativos das chagas de Cristo e testemunhas da sua misericórdia, habitava ‘uma esperança viva’, juntamente com ‘uma alegria indescritível e irradiante’”.

Para o Papa Francisco a esperança e alegria que “respiravam-se na primeira comunidade dos crentes” onde se vivia “o essencial do Evangelho, isto é, o amor, a misericórdia, com simplicidade e fraternidade”, “é a imagem de Igreja que o Concílio Vaticano II teve diante de si. João XXIII e João Paulo II colaboraram com o Espírito Santo para restabelecer e atualizar a Igreja segundo a sua fisionomia originária, a fisionomia que lhe deram os santos ao longo dos séculos”, adicionou.

“Não esqueçamos que são precisamente os santos que levam avante e fazem crescer a Igreja”, disse o Papa.

“Que estes dois novos santos Pastores do Povo de Deus intercedam pela Igreja para que, durante estes dois anos de caminho sinodal, seja dócil ao Espírito Santo no serviço pastoral à família. Que ambos nos ensinem a não nos escandalizarmos das chagas de Cristo, a penetrarmos no mistério da misericórdia divina que sempre espera, sempre perdoa, porque sempre ama”. concluiu.

Segue abaixo o link para ler a íntegra da homilia do Papa Francisco na missa de canonização: http://www.acidigital.com/noticias/integra-da-homilia-do-papa-francisco-na-canonizacao-de-sao-joao-paulo-ii-e-sao-joao-xxiii-50235/