Os postuladores das causas de canonização dos Pontífices, Mons. Slawomir Oder (João Paulo II) e o Padre Giovangiuseppe Califano O.F.M. (João XXIII), explicaram aos jornalistas reunidos no Escritório da Santa Sé, na manhã desta terça-feira, 23, que os novos Santos também tinham defeitos e isso “demonstra sua humanidade”.
 
Os peritos ressaltaram os sinais de santidade mais evidentes em ambos os pontífices, mas também, responderam às perguntas dos jornalistas, e asseguraram que como seres humanos, os pontífices tinham suas próprias limitações.
 
Mons. Oder assinalou que João Paulo II “era um homem com sangue nas veias”, que assim como “não tinha problemas em demonstrar seus sentimentos”, às vezes “se zangava, e isso demonstrava sua humanidade”.
 
O sacerdote polonês recordou que em uma de suas viagens, recomendaram ao Papa João Paulo II usar colete antibalas. Entretanto, o Pontífice renunciou energicamente a este tipo de proteção com uma negativa. “Rechaçou-o porque confiava em outro tipo de proteção”, assinalou Mons. Oder.
 
O Pe. Califano indicou que o Papa João XXIII, conhecido como o Papa “Bom”, também tinha defeitos e “estava acostumado a preocupar-se muito pelas coisas, mas tinha um sentido de simplicidade e sabedoria que o ajudavam a ser irônico consigo mesmo”.
 
“Um dia, um Bispo recém nomeado lhe confessou não poder dormir pelas noites devido à ansiedade que lhe causava a responsabilidade de seu cargo. O Papa (João XXIII) disse-lhe ‘É mesmo? O mesmo me sucedia quando fui eleito Papa. Mas um dia sonhei com meu Anjo da Guarda e ele me disse que não levasse as coisas tão a sério’”.
 
Ambos os postuladores coincidiram em que “todos temos defeitos, mas a verdadeira santidade é aquela na que o homem responde à graça de Deus corrigindo seus erros”.