No marco da celebração da Semana Santa, bispos de diferentes países da América Latina, recordam e alentam os fiéis a viver estes dias com humildade e um coração disposto a pedir perdão recordando que a Semana Santa não é para tirar umas férias ou divertir-se, nem de simples tradições.

Na celebração do Domingo de Ramos, o Arcebispo de São Salvador (El Salvador), Dom José Luis Escobar Alas, pediu aos fiéis de seu país que celebrem estas datas “com coração humilde, dócil e bem disposto, pedindo perdão ao Senhor por nossos pecados".

Ressaltou também a importância de levantar o olhar e fixá-la em Cristo crucificado e alentou a que “meditemos profundamente o que significa sua paixão, morte e ressurreição para nossa salvação" porque o que medita de coração não pode "permanecer no pecado, obstinado no mal".

Por sua parte o Arcebispo de Tijuana (México), Dom Rafael Romo Muñoz, também durante a celebração do Domingo de Ramos convidou os fiéis a ter como prioridade um tempo de reflexão e de cultivar o espírito, antes de pensar em divertir-se e tirar umas férias.

Nesse mesmo dia o Arcebispo de São José (Costa Rica), Dom José Rafael Quirós, exortou os costa-riquenhos a não deixar “que esta semana se converta em tempo de simples tradições. Cada um dos momentos fortes da celebração nos conduzem a encontrar-nos com a fonte de todo amor e consolo”. Também os exortou a ser solidários com aqueles que mais necessitam.