Neste domingo, 13, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, foram entregues pelos jovens brasileiros à juventude polonesa no final da Missa de Ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano. Os jovens cariocas tiveram um momento com o Papa onde receberam dele algumas palavras e puderam tirar fotos, incluindo fotos ao estilo Selfie.

“Foi um belo momento para todos nós do Brasil, especialmente para o Rio de Janeiro. Via que naquela Cruz e naquele ícone estavam tantos sonhos e tantas orações dos jovens brasileiros. Nós agradecemos a Deus por essa oportunidade e desejei ao Cardeal Stanislaw Dziwisz, que Deus conduzisse também a JMJ de Cracóvia, para que pudessem ver as maravilhas do Senhor assim como nós vimos na nossa Arquidiocese e por todo o nosso país”, afirmou o Cardeal Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do comitê que organizou a JMJ Rio 2013.

Segundo informou a Arquidiocese do Rio de Janeiro, os jovens que participaram da celebração tiveram a chance de retratar a alegria da juventude católica de todo mundo ao Santo Padre e ver o papa bem de perto.

"Obrigado por tudo que vocês fizeram pela JMJ no Brasil. Muito obrigado! Deus vos abençoe!", disse o Papa. Os jovens o abraçavam e tiravam foto com ele. "Este ano tem a Copa do Mundo, quem vai vencer?", brincou o papa. E os jovens gritaram: "Brasil!".

Antes de rezar a Oração do Ângelus, o Papa Francisco dirigiu uma saudação especial aos 300 delegados, entre bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, que participaram do encontro sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos.

“A entrega da cruz aos jovens foi feita 30 anos atrás pelo beato João Paulo II: ele pediu aos jovens que a levassem por todo o mundo como sinal do amor de Cristo pela humanidade”, animou Francisco ao lembrar a canonização do beato que acontecerá no dia 27 de abril, junto de João XXIII.

Segundo conclui a nota da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro o Papa dirigiu uma oração pela próxima peregrinação dos símbolos que terá fim em Cracóvia, em 2016:


“Peçamos ao Senhor, que a Cruz, junto com o Ícone de Nossa Senhora, Salus Populi Romani, seja sinal de esperança para todos revelando ao mundo o amor invencível de Cristo.”

Na ocasião, o papa também anunciou que, “se Deus quiser”, no dia 15 de agosto, em Daejeon, na Coréia do Sul, encontrará os jovens na VI Jornada da Juventude da Ásia.