Nesta quarta-feira, 16, Joseph Ratzinger, que adotou o título de Bento XVI, completa hoje 87 anos de idade, e pela primeira vez na qualidade de Pontífice Emérito. Dentro de três dias, no dia 19 de abril, o Bispo Emérito de Roma celebrará o nono aniversário de sua eleição como Sucessor de São Pedro, ocorrida em 2005.

Joseph Ratzinger vive agora no monastério Mater Ecclesiae no Vaticano, onde se dedica à leitura, passeia pelos jardins e reza junto ao Prefeito da Casa Pontifícia, o Arcebispo alemão George Gänswein, já teve algumas aparições públicas, sendo a última no Consistório de 22 de fevereiro deste ano no que se criaram a 19 novos cardeais. Espera-se, do mesmo modo, que o Papa Emérito participe da canonização de João Paulo II e João XXIII neste 27 de abril, Domingo da Misericórdia.

Em março deste ano, o Papa Francisco concedeu uma entrevista aos jornais Corriere della Sera (Itália) e La Nación (Argentina) em que comentou que recorreu ao conselho de Bento XVI já que o Supremo Pontífice Emérito “não é uma estátua de museu”.
“É uma instituição, à qual não estávamos acostumados. Sessenta ou setenta anos atrás, a figura do bispo emérito não existia. Isso veio depois do Concílio Vaticano II, e atualmente é uma instituição. O mesmo deve suceder ao Papa Emérito”.

Falando ainda sobre o Papa Emérito, Francisco disse que “sua sabedoria é um dom de Deus”.
“Alguns gostariam que ele se retirasse a uma abadia beneditina muito longe do Vaticano. E eu pensei nos avós, que com sua sabedoria e seus conselhos dão força à família e não merecem terminar em uma casa de repouso”, assinalou.