Chen Xiaotian, um menino de sete anos, faleceu no dia 2 de abril por causa de um tumor cerebral; entretanto, antes de morrer pediu que seu rim fosse transplantado para a sua mãe que sofre de uma doença grave, salvando com isso a sua vida.

A mãe sofre de uremia, uma doença que provoca a acumulação de substâncias tóxicas no sangue, o que afeta o cérebro, órgãos respiratórios, circulatórios e digestivos, entre outros. A única maneira de curar-se é por transplante de rim.

Conforme informou a imprensa, a ideia foi proposta em um primeiro momento pela avó do menino, mas a mãe se negou a aceitar a doação de seu filho moribundo. Entretanto, o pequeno da província de Hubei disse que seu último desejo era transplantar seu rim a sua mãe após o seu falecimento. Chen tinha câncer cerebral e durante o último ano tinha perdido a vista porque o tumor pressionava seu nervo óptico.

Entretanto, o pequeno foi mais além e pediu que seu outro rim e o fígado fossem também doados a outras pessoas. As operações se realizaram com êxito horas depois de sua morte.