Um homem na Nicarágua assassinou a sua esposa e um sacerdote, quando ambos conversavam numa rua perto da casa do presbítero. O fato chocou a comunidade do município de Wiwilí no Estado de Jinotega (Nicarágua).

Conforme assinala a agência vaticana Fides, o Bispo de Jinotega, Dom Carlos Enrique Herrera, assinalou que “como padre e pastor da Igreja peregrina na Diocese de Jinotega, quero manifestar o sentimento profundo de dor que sentimos nós sacerdotes, religiosos e leigos pelo assassinato de nosso amado presbítero Juan Francisco Blandon Meza, pároco da Imaculada Conceição de Maria que se encontra em Wiwilí, Estado de Jinotega”.

Fides indica que a polícia fez a reconstituição dos fatos do domingo 6 de abril com a ajuda de uma testemunha e foi comprovado que o sacerdote de 42 anos de idade se encontrava perto de sua casa conversando com outras duas mulheres, quando foi abordado por um homem que era o marido de uma das duas, que abriu fogo matando a mulher e o sacerdote e depois se suicidou. Outras averiguações ainda estão em andamento.

Fides assinala deste modo que “a comunidade de Wiwilí ficou chocada, porque o Padre Blandón Meza era conhecido por seu compromisso com os grupos sociais e pela defesa dos direitos humanos, Dom Herrera comentou à imprensa que o “Padre Juan Francisco foi assassinado pela instabilidade psicológica do homem”.

No comunicado oficial, o Bispo expressa proximidade aos familiares e agradece pelas inúmeras iniciativas de oração, também da Conferência Episcopal da Nicarágua.

O Prelado exortou os fiéis “a rezarem pelo nosso querido padre Blandon, lembrando-o como sacerdote carismático, sociável, alegre, que inspirava os jovens a seguirem Jesus Cristo; motivou muitos leigos a acreditarem e a lutarem pelo respeito da dignidade da pessoa humana, pelo bem comum e pela solidariedade para com o próximo”.