O Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos) e próximo anfitrião do Encontro Mundial das Famílias que será celebrado nessa cidade em setembro de 2015, Dom Charles Chaput, assinalou que eventos como este constituem uma fonte especial de alegria e graça que permitirá promover e alentar as famílias de todo o mundo, não somente as católicas.

Na apresentação do evento realizado nesta manhã no Vaticano, o Arcebispo de uma das dioceses mais importantes dos Estados Unidos agradeceu ao Papa Francisco por “encarnar a mensagem de misericórdia e alegria que está no coração do Evangelho”.

Na conferência de imprensa, o Prelado disse que o entusiasmo do Santo Padre “pela vida e sua compaixão pelas verdadeiras necessidades das pessoas nos inspiraram a centrar-nos na nossa missão comum de amor e como o amor se vive em todas as famílias e em seus respectivos membros”.

Por essa razão, prosseguiu, “estamos trabalhando em um Catecismo Preparatório, não só para nossos fiéis católicos, mas para todas as pessoas de boa vontade, ao destacar a beleza e a verdade da vida familiar que ao ser o lugar mais privilegiado do amor proporciona um dinamismo de afeto humano recíproco que enche a cada membro da família com uma luz e uma calidez única e revigorante”.

Depois de expressar seu desejo de que o Papa Francisco possa estar em 2015 na Filadélfia, o Arcebispo reconheceu que este evento traz consigo uma série de grandes desafios, “mas estes eventos também são momentos especiais de graça. Têm o poder de transformar, de formas profundamente positivas, a toda a comunidade”.

“Esse é um ponto importante. O Encontro Mundial das Famílias é um dom não só para os católicos na Filadélfia, como também para toda pessoa de boa vontade no estado da Pensilvânia, nas regiões vizinhas e em todo mundo. Qualquer pessoa com um coração generoso é bem-vinda a participar, e trabalharei de maneira próxima com meus irmãos bispos nos próximos meses para alentar as famílias em todo o planeta a virem para a Filadélfia em 2015”.

O Arcebispo recordou logo a importância da Filadélfia na conformação dos Estados Unidos e aproveitou para agradecer às autoridades civis que colaboram neste grande esforço para a realização do Encontro Mundial.

“Com este propósito, estamos trazendo os melhores especialistas que conseguimos encontrar para enfrentar os desafios pastorais, sociais, econômicos e culturais que as famílias enfrentam atualmente. Afinal, nossa meta é simples – concluiu Dom Chaput – queremos ajudar as famílias a fortalecer sua vida familiar de formas muito práticas. E por isso eu gostaria de pedir a todos aqui que rezem a Deus para que guie nossos esforços” nesta missão.

O site do encontro da Filadélfia é: http://www.worldmeeting2015.org