Nesta manhã no Vaticano foi apresentado o VIII Encontro Mundial das Famílias que se realizará de 22 a 27 de setembro de 2015 na cidade da Filadélfia (Estados Unidos).

Na apresentação, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, disse que este evento “quer envolver acima de tudo as Igrejas do continente americano: do Alasca à Terra de Fogo com a participação das diversas culturas que povoam esse vasto continente”.

O Prelado indicou também que o encontro acontece em um momento particular para a vida da Igreja porque o Papa Francisco colocou o tema da família no centro da atenção da Igreja e a ela dedicou o último consistório e também será o sujeito do próximo sínodo do mês de outubro.

Nessa linha se situam também a peregrinação das famílias a Roma no Ano da Fé (26-27 outubro 2013), a XXI Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, o encontro do Papa com os namorados e noivos (14 de fevereiro 2014) ou a Carta do Papa às Famílias. Uma série de acontecimentos que coincidem com a convocação por parte da ONU do Ano da Família.

“Não cabe dúvida – prosseguiu– que a presença em Roma do primeiro Papa latino-americano faz que esse acontecimento seja particularmente significativo. E o ponto de partida e de desenvolvimento de nosso itinerário será sempre o que o Papa nos indicou”.

“A beleza da família e do matrimônio, a grandeza desta realidade tão simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegrias e esperanças, de fadigas e sofrimentos, como toda a vida. Tentaremos aprofundar sobre a teologia da família e a pastoral que devemos atuar nas condições atuais. Ele nos pede ressaltar o plano luminoso de Deus para a família e ajudar os cônjuges a vivê-lo com alegria em sua existência, acompanhando-lhes entre tantas dificuldades, com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor”.

Os Encontros Mundiais das Famílias são celebrados a cada três anos. Desde a sua criação pelo beato João Paulo II em 1994, aconteceram em Roma, Rio de Janeiro, Manila, Valência, Cidade do México e Milão.

O site do encontro da Filadélfia é:  www.worldmeeting2015.org