Hoje, 25 de março, diversos países do mundo celebram o Dia do Nascituro, que tem por objetivo comemorar, promover e defender a vida humana desde a concepção no ventre da mãe.

Em dezembro de 1998, esta data foi instituída na Argentina, pelo presidente Carlos Saúl Menem. Este, a poucos dias de celebrar-se esta festa em 1999, alentou os presidentes de toda a América Latina a juntar-se a esta iniciativa.

O hoje Beato João Paulo II enviou uma carta ao presidente argentino alentando a que “a celebração do ‘Dia do Nascituro’ favoreça uma opção positiva em favor da vida e do desenvolvimento de uma cultura orientada neste sentido, que assegure a promoção da dignidade humana em todas as situações".

Em 1999, esta celebração foi acolhida legalmente pela Guatemala e Costa Rica, enquanto que a Nicarágua a assumiu no ano seguinte depois de uma ordem do então presidente da República, Arnoldo Aleman.

Na República Dominicana, esta data foi aprovada no início de 2001 e no Peru por lei em 2002.
A festa também é celebrada no dia 25 de março em El Salvador, Uruguai, Espanha, México, Austria, Eslováquia, Cuba e Filipinas.

Equador instituiu o dia 25 de março como o Dia da Criança por Nascer, desde 2006, enquanto que o Chile celebrará esta festa hoje pela primeira vez de forma oficial, depois de ser aprovada pelos legisladores e o presidente.

Por ocasião do Dia do Nascituro foram convocadas diversas marchas e celebrações, como as que ocorreram em diversas cidades do Peru, em 22 de março, que reuniram um total de mais de 300 mil cidadãos em defesa da vida.

Na Espanha, em 23 de março, milhares de pessoas marcharam nas principais cidades do país dizendo “Sim à vida”.

Em diversas cidades da Argentina foram realizadas atividades pelo Dia do Nascituro, da mesma forma no México e no Chile que entre outras iniciativas, a Fundação Chile Unido junto com o Metrô de Santiago distribuiu mais de três mil flores brancas a mulheres grávidas como símbolo da pureza das criaturas que levam no ventre.