Dylan Siegel, é um menor americano de sete anos que ao saber que a vida de seu melhor amigo Jonah Pournazarian (7) corre perigo, decidiu arrecadar recursos para ajudar a acelerar a pesquisa médica e assim encontrar uma cura que possa salvar a sua vida, por isso, iniciou uma comovedora aventura de amizade que deu a volta ao mundo.

Jonah sofre de uma doença hepática estranha chamada glicogenose de tipo 1B, que dificulta o metabolismo dos alimentos que consome, o que obriga a que o menino se alimente com uma dieta especial de água, caldos e sopas através de um tubo conectado a seu estômago. Sua mãe inicia a rotina de alimentação às 3 da manhã de cada dia.

Para ajudar o seu amigo, Dylan teve a iniciativa de escrever um livro ilustrado que levou menos de uma hora em fazê-lo e colocou como título “Chocolate Bar” (barra de chocolate), expressão que ele utiliza quando quer descrever alguma experiência que para ele é “maravilhosa” ou “fantástica”.

No livro dedicado a Jonah, Dylan escreve frases como “eu gosto de ir à praia, isso é uma barra de chocolate”; “eu gosto de nadar, isso é uma barra de chocolate” entre outros e termina com a frase “ajudar o meu melhor amigo é a melhor barra de chocolate”.

A ideia do pequeno foi vender cópias de seu livro para arrecadar um milhão de dólares, atualmente conseguiu 750 mil que estão sendo destinados ao laboratório da Escola de Medicina da Universidade da Florida em Gainsville para a pesquisa.

"Eu fico impressionada por que não só teve a ideia, como também a realizou e conseguiu", assinalou ao Huffington Post a mãe de Dylan, Debra Siegel, que disse também que se deu conta que o livro teria repercussão.

O livro começou a ser vendido pela internet, depois Dylan e Jonah começaram a assinar os livros nas livrarias dos shoppings de Los Angeles e davam entrevistas a diferentes meios e programas jornalísticos nacionais e internacionais.

Os pais dos meninos deixam que o contato com a imprensa seja natural para eles, para que possam encarar bem esta situação devido a sua pouca idade. Assinalaram também que é emocionante vê-los na televisão.

A situação de saúde vulnerável de Jonah o levou várias vezes a ser internado no hospital, no colégio tem um monitor que controla o açúcar no seu sangue, mas nada é impedimento para que a amizade entre eles seja cada vez mais forte.

Os meninos inclusive receberam o primeiro reconhecimento do jovem filantrópico do ano concedido pela Universidade da Florida.

Chocolate Bar também ideou outras maneiras de arrecadar recursos como a venda de camisetas, boinas, bolsas e protetores de IPhone´S.

Para conhecer mais sobre esta história ingresse em: http://chocolatebarbook.com/ ou no facebook: https://www.facebook.com/Chocolatebarbook