O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, chamou os fiéis a intensificar suas orações neste tempo de Quaresma para que Deus afaste a violência da Venezuela, que já somou 29 mortos desde que se iniciaram os protestos contra o regime de Nicolás Maduro.

“Quero pedir que nesta Quaresma oremos muito pela Venezuela, para que os venezuelanos possamos resolver nossos problemas de maneira pacífica, procurando todos o bem comum”, expressou o Cardeal.

Em sua mensagem pela Quaresma, o Arcebispo disse “independentemente da simpatia política de cada um, é necessário que os católicos desterremos dos nossos corações o ódio, o rancor, a vingança”.

Recordou que os bispos fizeram constantes chamados para que se acabe a violência.
“Rejeitamos a violência, venha de onde venha; chamamos o Governo a respeitar os direitos dos cidadãos a se manifestarem, e lhe pedimos que atenda as exigências de quem protesta e resolva os problemas que estão na raiz dos mesmos”.

“Igualmente, nesses documentos exigimos sanções para aqueles que possam ter delinquido nas manifestações, e na repressão delas por civis armados e por funcionários de corpos de segurança do Estado”, assinalou.

Do mesmo modo, exortou os venezuelanos a cumprirem com seus deveres cívicos “de acordo a nossa consciência, mas façamo-lo tendo em conta o que diz o Senhor no Sermão da Montanha: ‘Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu’”.

“Tiremos dos nossos corações o ódio e o rancor, e vivamos de verdade no amor. Não à violência!”, reiterou.

“A prática concreta da caridade, a vivência do amor cristão é algo fundamental, e ao mesmo tempo muito necessário nas circunstâncias nas quais nos encontramos”, afirmou.

Do mesmo modo, em sua mensagem, o Cardeal chamou a participar da Campanha Compartir, que este ano está dedicada ao tema geral da alimentação e da fome. “A Coleta Compartir, que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, será destinada aos Abrigos da Igreja em Caracas para crianças e idosos, que têm sérios problemas. Convido-os a serem generosos, e a praticarem a solidariedade com nossos irmãos mais necessitados”, expressou.