Nesta segunda-feira (17) o L’Osservatore Romano recordou a iniciativa do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização que leva o nome de “24 horas para o Senhor”, que propõe às diversas dioceses do mundo que pelo menos uma de suas igrejas reúna sacerdotes durante as 24 horas do dia 28 de março para Confissões. O jornal oficioso do Vaticano também afirmou que o Papa Francisco participará da iniciativa recebendo alguns fiéis na Basílica de São Pedro na noite do 28/03, após uma liturgia penitencial.

Este dia dedicado ao Sacramento da Reconciliação em todo o mundo católico prevê, além das confissões a serem atendidas pelo Santo Padre no Vaticano, a presença de confessores em três igrejas do Centro Histórico de Roma - Sant'Agnese in Agone, Santa Maria in Trastevere e Igreja dos Santos Estigmas, a partir das 20 horas do mesmo dia 28.

Segundo o Arcebispo Rino Fisichella, presidente do dicastério responsável pela iniciativa, “nestas três igrejas de Roma estarão presentes jovens pertencentes a várias realidades eclesiais, que terão por missão evangelizar alguns coetâneos, convidando-os a entrar na igreja onde encontrarão confessores e sacerdotes disponíveis para a escuta”. Nas três igrejas também será realizada Adoração Eucarística durante a noite.

A celebração, unida à adoração eucarística, continuará até as 16h de sábado, dia 29 de março, para terminar às 17h, com a celebração das Primeiras Vésperas, na Igreja de Santo Spirito in Sassia, santuário romano da Divina Misericórdia.

“A Nova Evangelização tem entre suas tarefas aquela de tornar mais central o Sacramento da Penitência. Por esta razão, propomos valorizar ao máximo o tempo da Quaresma como momento particularmente adequado para viver a experiência de evangelização à luz do Sacramento da Penitência”, afirmou Dom Rino.