A Missão Médica da Associação Cubana da Ordem de Malta com sede em Miami, Florida (Estados Unidos), conformada por 63 médicos e voluntários, atenderam a mais de duas mil pessoas em uma zona pobre nos subúrbios de Santiago de los Caballeros, a segunda maior cidade da República Dominicana. Os habitantes receberam ajuda médica valorizada em 100 mil dólares.

A Ordem de Malta transportou de Miami para a República Dominicana graças à colaboração de uma linha aérea americana, 40 bolsas de lona com medicamentos, fornecimentos médicos e cirúrgicos para seis meses.

A missão foi conformada por médicos, enfermeiras, farmacêuticos e voluntários que por três dias de 27 de fevereiro a 2 de março, assistiram 2200 pessoas, das quais 1300 delas, em sua maioria camponeses locais receberam entre 2 a 3 consultas e também se realizaram 53 cirurgias.

Os habitantes do lugar foram atendidos nas especialidades de medicina interna, medicina familiar, cardiologia, gastrenterologia, odontologia, otorrinolaringologia, urologia, pediatria, radiologia, anestesiologia e cirurgia. A missão retornará a República Dominicana de 18 a 22 de setembro, para continuar com a ajuda médica.

Em cooperação com a Igreja Católica de Miami, com os 113 Cavaleiros, Damas e Capelães, incluindo os três que moram em Cuba, a Ordem de Malta cubana realiza atividades para os pobres e os idosos. As missões médicas também visitam outros países do Caribe e da América Central.

No mundo contam com um total de 13 mil e 500 membros, 80 mil voluntários, e têm o apoio de mais de 25 mil médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermaria e voluntários em 120 países. Também contam com hospitais, centros médicos, sociais, de cuidado de adultos maiores e com habilidades especiais, assim como centros para doentes terminais.