Em uma passagem do seu recente encontro quaresmal com o clero de Roma, que não foi coberto pela imprensa, o Papa Francisco criticou duramente aqueles que realizaram falsas acusações contra sacerdotes assinalando que pensa tomar medidas contra os culpados.

“Isso me afetou muito e compartilhei a dor não só com alguns de vocês, mas também com todo o presbitério, pelas acusações feitas contra um grupo de vocês”, disse o Pontífice durante o encontro.

O Santo Padre se referia às acusações lançadas por um ex-sacerdote, Patrício Poggi, acusado de delitos sexuais, que no seu testemunho diante da justiça em junho de 2013 acusou com nome a um grupo de sacerdotes da diocese de Roma como parte de um suposto círculo de abusadores.

A justiça italiana, logo depois de várias investigações, e de numerosas e prejudiciais manchetes nos meios de comunicação, concluiu que as acusações de Poggi eram “parte de um sórdido complô” e procedeu com a sua detenção.

“Falei com alguns de vocês que foram acusados e vi a dor destas feridas injustas, uma loucura, e quero dizer publicamente que me sinto próximo ao presbitério, porque aqui os acusados não são sete ou oito ou quinze, é todo o presbitério”.

“Esta (afronta) não foi esquecida, está-se estudando o problema, e se está procurando o caminho para (reparar) este ato de grave injustiça”, adicionou o Pontífice.

O discurso completo do Santo Padre, incluindo esta passagem que pronunciou fora do texto preparado, encontra-se no original em italiano no site do Vicariato de Roma.