O Papa Francisco junto com as autoridades da cúria do Vaticano partiu no domingo à tarde para os Exercícios Espirituais anuais pela Quaresma, por isso o primeiro aniversário de seu pontificado (13 de março) o passará de retiro sem nenhuma celebração especial que se conheça até o momento.

O retiro, que este ano se realiza em Ariccia, inicia uma nova tradição já que habitualmente estes dias de reflexão se viviam no Vaticano. Os Exercícios Espirituais terminarão na próxima sexta-feira 14.

Ao decidir fazer o retiro fora do Vaticano, afastados das tarefas cotidianas e dos trabalhos da cúria, o Papa ressalta a importância do silêncio e da oração para transformar a vida e as relações com os outros, assinala a Rádio Vaticana.

O retiro tem como tema “A purificação do coração” e está sendo pregado pelo Pe. Angelo De Donatis que é pároco em Roma e é um conhecido diretor espiritual de outros sacerdotes e seminaristas.

Os Exercícios Espirituais começam todos os dias com a Missa, depois tem o café da manhã e uma meditação do Pe. De Donatis. Logo vem o almoço, um período livre e às 4 p.m. se dá a segunda meditação. Seguidamente se rezam as vésperas, a Adoração Eucarística e o jantar.

Os Exercícios Espirituais se realizam muito perto à residência de Castel Gandolfo, na casa de retiro Divino Maestro dos religiosos Paulinos.