Um grupo de jovens de todo o mundo iniciou a Campanha Grazie Francesco (Obrigado Francisco em italiano) que consiste em enviar ao Papa Francisco uma mensagem de agradecimento pelo seu primeiro ano de Pontificado, que será na próxima quinta-feira, 13 de março. As mensagens publicadas serão entregues ao Santo Padre.

Esta iniciativa nasce do grupo Lindo Lío, original da Argentina, mas que já conta com voluntários de outras partes do mundo, que graças ao apoio da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), conseguiram apresentar esta maneira criativa de agradecer ao Papa Francisco.

No site da campanha podem ser lidas milhares de mensagens em oito idiomas (incluindo o português) de diferentes países do globo.

As mensagens publicadas são tiradas das redes sociais como Facebook ou Twitter e em formato público, devem levar o hashtag #ObrigadoFrancisco, ou o seu equivalente em inglês, italiano, árabe, alemão, francês, espanhol e polonês. Também se podem enviar mensagens anônimas em um formulário, que são publicadas nas contas do Facebook ou Twitter da campanha.

Grazie Francesco tem como logotipo um lavatório com umas mãos lavando uns pés, que representa, conforme explicam os organizadores, “a máxima expressão do serviço no Evangelho, e foi um dos gestos mais representativos de Francisco no seu primeiro mês como Papa, quando lavou os pés aos jovens detentos por ocasião da Quinta-Feira Santa em março de 2013”.

O grupo também explica que a expressão argentina Lío que leva no nome, é em resposta ao Santo Padre quando na JMJ Rio 2013 no Rio de Janeiro (Brasil), pediu aos jovens: “façam ‘Lío’ (barulho) na sua diocese. Quero que saiam às ruas!”, quer dizer, animou-os a fazer-se notar.

Lindo Lío procura “difundir nos meios digitais a cultura do Serviço e a Caridade que proclama e encarna o Papa Francisco”.

Os jovens do grupo convidam também aos que enviam suas mensagens a realizar “um gesto concreto de serviço ao próximo”.

Para agradecer ao Papa ingresse em: http://www.graziefrancesco.com/pt