Na uma mensagem por ocasião do Encontro de responsáveis pelas associações laicais eclesiais e de inspiração cristã, promovido pela Diocese de Roma, o Papa Francisco assegurou que “os fiéis leigos, em virtude do Batismo, são protagonistas na obra de evangelização e promoção humana”.

Na sua mensagem para este encontro que tem como tema “A missão dos leigos cristãos na cidade”, e acontece na Pontifica Universidade Lateranense, o Santo Padre destacou que o leigo, “incorporado à Igreja, membro do Povo de Deus, é inseparavelmente discípulo e missionário. É preciso sempre reiniciar a partir dessa raiz comum a todos nós, filhos da Mãe Igreja”.

“Como consequência desta pertença comum à Igreja e da participação em sua missão, é importante não contrapor as paróquias e as associações eclesiais laicais. Estas últimas, em sua variedade e dinamicidade, são um recurso para a Igreja com sua projeção nos vários ambientes e setores da vida social”.

Mas é bom, disse o Papa, “que elas mantenham um laço vital com a pastoral das dioceses e paróquias, para não fazerem uma leitura parcial do Evangelho e não se distanciarem da Mãe Igreja”.

“Pensando em sua ‘missão na cidade’ em contato com as complexas problemáticas sociais e políticas, recomendo-lhes fazer uso habitual do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, um instrumento completo e precioso”.

“Com a ajuda desta ‘bússola’ os alento a trabalhar pela inclusão social dos pobres, direcionando sempre a eles uma atenção religiosa e espiritual prioritária”, concluiu.