"A visita que o Papa Francisco realizará à Terra Santa no fim de maio dará um novo impulso ao processo de paz entre israelenses e palestinos”, escreve o Patriarca de Jerusalém para os Católicos Latinos, Dom Fouad Twal, em uma carta pastoral de Quaresma difundida em língua árabe pelo Patriarcado Latino de Jerusalém.

A mensagem, além de reviver as práticas tradicionais que marcam de maneira particular o tempo de Quaresma –a oração, o jejum, a esmola, a contrição ao aproximar-se da sacramento da confissão– convida os fiéis a preparar-se para a iminente visita que o Santo Padre realizará aos “lugares de peregrinação que o Senhor abençoou com seu nascimento, seu batismo, sua predicação, sua morte e ressurreição”.

O Papa, diz o Patriarca, “deverá confirmar nossa fé, intensificar as relações ecumênicas e o diálogo interreligioso e dar um novo impulso ao processo de paz entre israelenses e palestinos, fortalecendo as relações entre o Vaticano e cada um dos países que visitará: Jordânia, Palestina e Israel”.

A partir de agora, o Patriarca Latino de Jerusalém chama “o maior número possível de fiéis a participarem das Missas, que o Santo Padre celebrará: uma no estádio internacional de Amã, outra na Praça do Natal em Belém.

Pela ocasião da visita papal, a partir do fim de fevereiro, a Assembleia dos Bispos Ordinários Católicos da Terra Santa ativou um site: www.popefrancisholyland2014.lpj.org, disponível em 7 idiomas, com notícias, textos e informação a respeito da próxima peregrinação do Papa à Terra Santa e suas intenções.

Enquanto isso, no dia 6 de março foi inaugurado no vestíbulo do convento de São Salvador em Jerusalém, a exposição “Pablo VI na Terra Santa”, organizada com o patrocínio da Custódia de Terra Santa, que apresenta ao público fotografias e documentos históricos da viagem realizada pelo Servo de Deus, o Papa Paulo VI, a Jerusalém em 1964.