Os Bispos poloneses de rito bizantino (católicos) expressaram através de um comunicado a sua preocupação pela situação de incerteza que se vive na Ucrânia, e pedem as orações e penitências dos fiéis no tempo de Quaresma.

Os Prelados assinalaram que "aqueles que escolhem entre a paz e a guerra têm responsabilidade diante de Deus e diante dos homens pela ilegalidade e pelas vítimas", além disso, ressaltaram que a guerra “facilmente poderia transpassar as fronteiras da Ucrânia".

Esta situação traria consigo "muita tristeza e morte", portanto os Bispos convidaram a "não perder a esperança de que serão exploradas todas as possibilidades para uma solução pacífica ao conflito” que deteriora cada vez mais a situação na península de Crimea onde aumentam as tropas russas rodeando a maioria das unidades militares ucranianas.

O Bispo auxiliar de Przemysl e Varsóvia, Dom Eugeniusz Popowicz, celebrou no domingo passado uma liturgia especial pela paz na Ucrânia na Catedral da Dormição de Maria em Varsóvia, convidando também os presentes à oração contínua, informou a Agência SIR.

Dom Popowicz agradeceu a Polônia por aceitar nos diferentes hospitais da cidade a cerca de quarenta feridos nos confrontos em Kiev.