O Cardeal argentino Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, dirigiu uma carta a todos os bispos do mundo em vista da coleta a favor da Terra Santa, que acontece tradicionalmente na Sexta-Feira Santa.

Fazendo eco da preocupação expressada pelo Papa Francisco, o Cardeal exortou a expressar durante a Quaresma “uma especial proximidade espiritual e material para com os cristãos que vivem na terra de Jesus e no Oriente Médio”.

Recordou que no dia 21 de novembro, durante a audiência concedida à sessão plenária do dicastério, o Santo Padre disse que "a Síria, o Iraque e o Egito e outras zonas da Terra Santa, às vezes choram", e acrescentou que "o Bispo Roma não descansará enquanto houver homens e mulheres, de qualquer religião, feridos na sua dignidade, privados do necessário para sobreviver, sem futuro, constrangidos à condição de refugiados".

Por isso, considerou que a coleta anual “Pró Terra Santa” deve ser “ainda mais generosa com os pastores e os fiéis de toda a comunidade católica”.

O Cardeal Sandri destacou a importância da iniciativa e de “rezar e ajudar concretamente os irmãos e irmãs e as comunidades eclesiais da Terra”, e antecipou que se proporcionará aos bispos informação sobre os grandes projetos, além das subvenções ordinárias entregues para a missão educativa, caritativa e social da Custódia Franciscana na região. Entre elas, a contribuição à restauração da Basílica da Natividade em Belém.

“Há emergências extraordinárias: os refugiados e deslocados internos que a guerra provoca e outras formas de violência que afetam cada vez mais as portas das comunidades cristãs. Depois os sacerdotes, os religiosos e as religiosas, que junto com voluntários leigos são a referência mais imediata e segura às populações afetadas, já que compartilham o dia a dia da rotina, das necessidades e das esperanças”, precisou.

O Cardeal Sandri sustentou que em sua mensagem para a Quaresma de 2014, o Santo Padre pediu que "o Espírito Santo sustente estes nossos propósitos e reforce em nós a atenção e solicitude pela miséria humana, para nos tornarmos misericordiosos e agentes de misericórdia".

Com o objetivo de ofertar a todos os cristãos meios concretos de enviar ajuda material e espiritual aos cristão nos santos lugares, a Fundação Franciscana na Terra Santa lançou uma campanha de venda de produtos originais dos lugares santos para levantar fundos destinados a ajudar os cristãos nas suas mais variadas necessidades e assim manter a população cristã dos lugares santos.

A campanha dos Franciscanos envolve a venda de pingentes de ouro, colocados individualmente sobre o lugar do nascimento de Jesus na gruta da Natividade e a comemoração dos nomes de doadores no livro comemorativo e na Sala Comemorativa da Basílica da Natividade, na compra de uma placa de ouro de 18 quilates que será posta na Sala onde diariamente os franciscanos rezam por aquelas pessoas que generosamente ajudaram a causa da fundação franciscana na Terra Santa, pelas suas intenções, parentes e amigos.

Para o Padre Peter Vasko, “a participação de todos os cristãos, especialmente aqueles do Brasil, o país com a maior população católica do mundo, é extremamente importante e valiosa´”.

“Desde já eu digo a todos os irmãos cristãos brasileiros: ´muito obrigado´. Com a compra destes produtos, você estará dando esperança os cristãos aqui na Terra Santa”, concluiu o Pe. Vasko.

Para ajudar os franciscanos e os cristãos na terra santa, visite o site: www.holylandwall.org

O pingente da natividade pode ser adquirido em:
http://www.holylandwall.org/#!por-nativity-star-/c1hhx

Para ter seu nome em uma placa de ouro na Basílica da Natividade visite: http://www.holylandwall.org/#!por-la-sala-conmemorativa/csi8

Para inscrever seu nome do livro comemorativo, visite:
http://www.holylandwall.org/#!por--libro-de-conmemoracin/cjdt

“Terra Santa espera nossas obras de misericórdia com o fim de seguir proclamando o amor de Deus, que escolheu a humanidade como a sua família. Desta maneira, vamos preparar e acompanhar você da melhor maneira para a peregrinação tão esperada do papa Francisco na Terra de Jesus”, concluiu o Pe. Vasko.