O Santuário de Fátima encerrou os dias de festa celebrando a memória litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto com uma missa e rosário pedindo a paz para a Ucrânia.

“O dia litúrgico dedicado aos beatos Francisco e Jacinta Marto revestiu-se de um ambiente de festa com a chegada ao Santuário de Fátima dos ícones dos videntes, um trabalho artístico realizado em Itália, da autoria do padre esloveno Marko Ivan Rupnik, autor do mosaico colocado na parede de fundo do presbitério da Basílica da Santíssima Trindade”, afirma a página oficial do Santuário de Fátima.

Os dois ícones, um dedicado a Jacinta e outro a Francisco “foram colocados na Capelinha das Aparições durante a recitação do terço e depois levados em procissão até à Basílica da Santíssima Trindade, onde foi celebrada uma missa”.

Em declarações à sala de imprensa do Santuário de Fátima, o reitor, padre Carlos Cabecinhas, destaca “a grande atração dos dois beatos de Fátima junto dos devotos”.

“A Jacinta foi representada com o Cordeiro Pascal ao colo”, porque “o autor quis sublinhar a dimensão biográfica da vida da vidente e, simultaneamente, ao representar o Cordeiro Pascal que oferece a vida pelos outros, mostrar esta outra dimensão da espiritualidade da Jacinta no seu grande cuidado e oração pelos pecadores”.

Já Francisco “é representado com dois elementos que também caraterizam a sua espiritualidade e a sua vida, e que são parte integrante da Mensagem de Fátima dado que Francisco foi pintado com o terço e com rosto de Jesus nos braços e a acariciar esse rosto”, explica o reitor do Santuário de Fátima.

Durante a manhã de ontem, a recitação do rosário e a missa contaram com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que rezou por uma intenção especial, lembrando especialmente a Ucrânia: “Pelos povos que vivem o drama da violência e do conflito, para que por intercessão do Anjo da Paz alcancem o dom da tranquilidade e da paz”.

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta Marto é celebrada anualmente a 20 de fevereiro, no aniversário da morte da Beata Jacinta.

Os túmulos dos videntes da Virgem de Fátima, Jacinta e Francisco, que morreram com 9 e 10 anos, respetivamente, e foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000, bem como da terceira vidente, Lúcia de Jesus (1907-2005), em processo de beatificação, encontram-se na basílica mais antiga do santuário localizado na Diocese de Leiria-Fátima.