Na última terça-feira (18) o Tribunal de Hanói, Vietnã condenou o blogueiro católico e defensor dos direitos humanos Le Quoc Quan a uma sentença de 30 anos de prisão valendo-se da acusação de crime de fraude fiscal. Grupos de defensores da liberdade de imprensa e dos direitos humanos se deplorando a decisão do tribunal incluindo o Departamento de Estado dos EUA.

Segundo a informação difundida pelo portal católico A12, da Rede Aparecida de comunicação, Le Quoc Quan se diz vítima de uma “conspiração política" por causa das denúncias que fazia em seu blog sobre o desrespeito aos direitos humanos, liberdade política e religiosa no Vietnã. Além da condenação, o católico vietnamita terá que pagar uma multa de 1,2 milhão de dongs, o que equivale a aproximadamente 134 mil reais.

O ativista disse ainda aos juízes do seu caso que, “se querem julgá-lo pelo seu ativismo, não é preciso arrastá-lo ao tribunal por sonegação de impostos".

No final de janeiro, antes de receber a confirmação da condenação, Le Quoc Quan declarou que segue amparado por sua fé e rezará para que a humanidade possa encontrar a paz.

"Na minha prisão, eu estou em paz e mantenho uma fé firme no futuro no nosso povo. Penso em todos e rezo para que todo o mundo possa viver tranquilamente e progredir (...) O bem aumentará e o mal diminuirá. A democracia florescerá, a ditadura diminuirá. As pessoas saberão como conhecer os seus objetivos e realizá-los. Ninguém tem direito nem possibilidade de fazê-lo em seu lugar”, afirmou.

Mesmo com as leis de proteção à liberdade de expressão e de imprensa, o governo criminaliza qualquer propaganda contra o Estado ou o Partido Comunista. Segundo a Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH), pelo menos 32 blogueiros dissidentes estão presos por publicar opiniões consideradas "subversivas" pelo Governo.

O Vietnã ocupa no ranking "Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2014", de uma organização internacional de jornalistas coloca o país asiático na posição de número 173, do total de 180 países. Atualmente o país asiático é a terceira maior prisão do mundo para blogueiros depois da China e do Irã.

Coalisões de distintos grupos de defesa da lliberdade de imprensa e dos direitos humanos pediram a liberdade de Quan, que desde dezembro de 2012 está preso.

Na sua página oficial do departamento de estado dos EUA lançou uma nota deplorando a decisão da Corte de Hanói:

“Estamos profundamente preocupados com a decisão do Governo vietnamita de defender a condenação do ativista pelos direitos humanos e blogueiro Le Quoc Quan a 30 meses de prisão sob a acusação de evasão fiscal. O uso de leis fiscais pelas autoridades vietnamitas para prender críticos do governo por expressarem pacificamente suas opiniões políticas é preocupante. Esta convicção parece ser incompatível com o direito à liberdade de expressão e de obrigações do Vietnã com o Pacto Internacional sobre os Direitos e compromissos refletidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos Civis e Políticos. Instamos o governo a libertar os prisioneiros de consciência e permitir que todos os vietnamitas possam expressar pacificamente suas opiniões políticas”.