Segundo informou o Portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada em um antigo mosteiro da cidade de Liubliana, durante celebração solene no domingo, 2 de março no contexto da visita do Cardeal Damasceno ao país.

Dom Damasceno afirmou que no início de março levará uma Imagem fac símile de Nossa Senhora Aparecida para a Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Monastério de Sticno em Liubliana, na Eslovênia. A entronização foi um pedido do Monastério, que enviou diversos jovens para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho em 2013.

Em conversa por telefone, antes de embarcar para Roma para participar das celebrações do Consistório, o Arcebispo de Aparecida explicou que a iniciativa de levar a imagem à Eslovênia partiu do embaixador do Brasil em Liubliana, Gilberto Guimarães de Moura, que fez os contatos com o Arcebispo local e com a Conferência dos Bispos daquele país para articular a acolhida da imagem.

Dom Raymundo afirmou estar feliz pela expansão da devoção à Nossa Senhora Aparecida para além das fronteiras do Brasil. Ele acredita que essa ação é um “verdadeiro trabalho de Evangelização”, uma vez que Nossa Senhora “quer levar todos a serem discípulos e missionários de seu filho Jesus Cristo”. O Cardeal já levou réplicas da imagem de Nossa Senhora Aparecida para as capitais da Eslováquia e da Bélgica.

Para o Cardeal, a eleição do Papa Francisco e a realização da JMJ no Brasil fizeram com que um grande interesse pelo jeito brasileiro de viver a fé fosse despertado no mundo. “Tenho recebido muitos pedidos de bispos e outros religiosos para que a gente leve a imagem de Nossa Senhora Aparecida para o país deles”, explicou o cardeal, que em setembro leva uma réplica da imagem para a cidade de Miami, nos Estados Unidos.