O canadense Alex Bilodeau (26), ganhador da medalha de ouro na modalidade de esqui estilo livre nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, dedicou a sua vitória ao seu irmão Frederic que sofre de paralisia cerebral. Os dois celebraram juntos a conquista e o atleta assegurou que o seu irmão é a fonte de inspiração que move a sua carreira esportiva.

No dia 10 de fevereiro Bilodeau ganhou a sua segunda medalha de ouro nesta modalidade, a primeira foi nas Olimpíadas de Inverno em Vancouver (Canada) em 2010.

Em uma entrevista concedida ao programa americano USA Today, o medalhista assinalou que a primeira coisa que o irmão falou para ele quando ganhou foi “eu te amo Alex” e adicionou que “ele está tão orgulhoso, vive seu o sonho através dos meus olhos e ver seus olhos tão grandes e tão cheios de orgulho não tem preço para mim”, expressou.

Disse que seu irmão “é grande parte” de todo o seu trabalho, ele esteve ao seu lado durante estes quatro anos de preparação e, além disso, “trabalhou duro” motivando-o.

Ao ser perguntado se a popularidade de Frederic poderia eclipsar a sua, Bilodeau disse que “eu gostaria que esse dia chegasse, eu não preciso ser o centro das atenções, eu tenho os recursos para trabalhar e tê-la (popularidade). Mas ele não tem e precisamos dar-lhe”.

Bilodeau conseguiu uma pontuação de 26.31 na final do estilo livre e disse que “eu fiz o melhor que pude. Tudo o que eu vim trabalhando nestes últimos quatro anos se acomodou no momento preciso. Tenho a melhor equipe ao meu lado”.

As imagens dos dois irmãos comemorando a vitória olímpica comoveram o mundo e Frederic se converteu em uma mini celebridade conforme informou Today.com.