O Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana ( CEV) , Dom Diego Padrón , disse que o país ficou de luto depois que duas pessoas morreram nos violentos atos de ontem, 12, após a repressão do governo contra a marcha pacífica feita por milhares de jovens protestando contra a crise, mas ressaltou que deve-se seguir insistindo no diálogo para chegar à reconciliação .
 
" É muito triste e deve ser repudiado. O estado de violência ao qual chegamos, ao ponto de que no Dia da Juventude haja mortes, deixa o país de luto . Mas em segundo lugar, é hora , mais uma vez , de fazer uma chamada séria , muito forte , à reconciliação e ao reconhecimento. Se não existirem tais elementos , não haverá diálogo, não haverá paz ", disse o arcebispo nesta quinta-feira.
 
Falando à Rádio Unión, o presidente CEV disse que "estamos em um momento muito oportuno para refletir e propor-nos o encontro, a reconilição e o reconhecimento para alcançar a paz ( ... ) . O diálogo é a chave que abre as portas , diminuindo as tensões e nos permite encontrar um terreno comum . Certamente eles existem . O oposto disso é a polarização. "
 
Observando que "a realidade não pode ser tapada com um dedo ", o Arcebispo pediu ao Governo Nicolás Maduro "que ouça as pessoas que apoiam que o protesto "contra a escassez , insegurança e problemas que o país enfrenta” . "Nós não podemos ter um governo que não ouça as pessoas. A maior necessidade que temos é sermos ouvidos para resolver essas situações específicas que estamos vivendo" , disse ele.
 
O prelado, também Arcebispo de Cumaná, disse ainda que a marcha jovem "foi pacífica e que os alunos não eram violentos, havia apenas pequenos grupos violentos que devem ser controlados. Ou seja, deve ser reconhecidos, capturados, desarmados".
 
"Em mais de uma ocasião, a Conferência Episcopal pediu para desarmar aqueles grupos violentos que infiltram nas manifestações causando essas mortes”, afirmou.
 
Dom Padrón reafirmou o compromisso da Igreja com a paz . "Estamos empenhados e devemos apoiar toda iniciativa que contribui para a paz , mas a paz entendida principalmente como baixar a violência dos ânimos do coração ( ... ) . O espírito de cada um é o primeiro a ser reconciliado , assim, portanto, usar-se-á uma linguagem respeitosa e não ofensiva " .
 
A este respeito, ele saudou o anúncio da Mesa da Unidade Democrática ( MUD), uma frente dos membros da oposição ao regime chavista, para pedir três dias de luto , durante os quais suas atividades serão suspensas também como uma forma de aliviar as tensões após a violência de ontem.