Iniciando o dia de comemorações ao padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, o arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a Santa Missa na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro. O dia também inicia o Ano da Caridade na Igreja Arquidiocesana e é marcado pela abertura do processo de beatificação do casal Zélia e Jerônimo, que viveram no Rio de Janeiro uma vida cristã exemplar para todos os casais católicos.

A igreja estava lotada de devotos. A celebração contou com a presença do bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvea Mattoso; o bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes; do vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, do vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José laudares e muitos sacerdotes da Arquidiocese.

“Inspirados por nosso padroeiro, iniciamos hoje, em toda a Arquidiocese, o Ano Arquidiocesano da Caridade. Até o dia de Cristo Rei, com a Festa da Unidade, vamos intensificar o nosso testemunho pessoal, nossas obras sociais, e tudo o mais que pudermos fazer para que o bem seja semeado e a esperança envolva os corações”, explicou Dom Orani no momento de acolhida.

Ainda na acolhida, o arcebispo cumprimentou os presentes e recordou o caminho de preparação para a festa de São Sebastião por toda a Arquidiocese, em especial com os 13 dias de visitas e orações nos dias da Trezena.

Em sua homilia, Dom Orani, arcebispo do Rio e cardeal eleito, falou sobre a identidade do carioca e descreveu o que a vida do mártir padroeiro inspira em todo aquele que nasce, vive e mora no Rio.

As leituras da missa falavam da parábola do grão de trigo, que precisa perecer na terra para gerar fruto. Segundo o arcebispo, “assim também nós somos chamados a entregar a nossa vida”, mesmo que a vida possa parecer difícil e com desgastes, como retratado na primeira leitura e como é possível perceber no martírio de São Sebastião. “Porque, na realidade, o seu testemunho ainda ressoa no meio de nós. Homem de Deus, herói da fé, que nos mostra a firmeza e a necessidade dessa vida de santidade no meio das contradições e dificuldades”, explicou.

Santidade na vida cotidiana

“Nós temos muita gente santa neste Estado e nesta cidade, mas quis a providência que alguns deles pudessem vir à tona para chamar a nossa atenção daquilo que tanta gente vive e que, a exemplo de São Sebastião, procura, em tempos difíceis, viver a sua fé”, falou Dom Orani sobre a abertura do processo de beatificação do casal fluminense Zélia e Jerônimo.

Ainda sobre os testemunhos de santidade e caridade, o arcebispo relembrou dos exemplos dos cariocas que ecoou no mundo todo durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho do ano passado.

Procissão do padroeiro

Hoje, todos os membros das pastorais sociais da Arquidiocese do Rio estão convocados a se encontrarem, às 15h, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, para seguirem juntos para a Paróquia de São Sebastião, no mesmo bairro, de onde sairá a procissão do padroeiro, marcada para as 16h.

Às 17h está prevista a chegada da imagem no interior da Catedral. No local haverá a encenação do Auto de São Sebastião, uma palavra do arcebispo e bênção à cidade, além da abertura oficial do Ano da Caridade. A missa será presidida por Dom Orani e, logo após, a imagem de São Sebastião retorna para Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca.