O sacerdote Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano e diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, participará na Espanha da assembleia que os Bispos espanhóis organizaram sobre os meios de comunicação e também receberá o prêmio que a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) concedeu-lhe.

Trata-se da Assembleia de Delegados Diocesanos de Meios de Comunicação Social 2014 organizada pela Comissão de Meios de Comunicação Social (CMCS) da CEE de 3 a 5 de fevereiro em Madri.

O Pe. Federico Lombardi intervirá com uma conferência sobre o serviço de porta-voz no Vaticano no próximo dia 5 de fevereiro às 10h na sede da CEE. Logo após a conferência se celebrará a cerimônia de entrega dos Prêmios ‘Bravo! 2013’, cuja categoria “Premio Especial” foi concedida ao porta-voz do Vaticano.

O programa também contempla a exposição sobre “A missão do porta-voz na Igreja: do Sínodo ao Conclave”, a cargo do Secretário Geral e porta-voz da CEE, Pe. José María Gil Tamayo. Além disso, o secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Paul Tighe, abordará o tema da Internet e as redes sociais na comunicação institucional da Igreja.

Também participarão Chema Villanueva, da agência Europa Press, e Rafa Rubio, professor da Universidade Complutense de Madri.

Conforme informa a Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social, presidida pelo Bispo de Lérida, Dom Joan Piris, este encontro pretende que as delegações de meios de comunicação social compartilhem experiências e abordem projetos conjuntos para seu trabalho pastoral. Além disso, quer aprofundar no trabalho dos porta-vozes das instituições eclesiais e a relação com as agências de notícias que difundem a informação sobre a Igreja.