No próximo 8 de março o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, visitará à universidade dos jesuítas em Bilbao (Espanha), onde receberá a investidura de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Teologia da Universidade de Deusto como reconhecimento pelo seu grande trabalho a serviço do diálogo da fé com a cultura, a arte, o pensamento, a ciência e com as demais confissões religiosas.

Além disso, durante sua visita a Bilbao o Cardeal participará de diversos encontros sobre fé e cultura organizados em colaboração com a Universidade de Deusto e a diocese local. A cerimônia acadêmica se realizará no próximo 4 de março, mesmo dia em que na cidade de Bilbao haverá alguns eventos entre instituições culturais da diocese e de toda a província.

Nesses encontros participará também o Bispo de Bilbao, Dom Mario Iceta, junto com outros representantes culturais. Um dos eventos mais importantes será uma mesa redonda com representantes do mundo da cultura e da arte no Museu Guggenheim.

O Cardeal Ravasi é considerado como um dos grandes eruditos católicos do diálogo entre a fé e cultura. O Pontifício Conselho para a Cultura, do qual o Cardeal é presidente há quase 7 anos, foi o principal promotor do projeto “átrio dos gentios”, um foro de diálogo entre crentes e não crentes com um maior eco social, cultural, eclesiástico e midiático nas cidades onde teve lugar.

Um dos principais objetivos do Cardeal Gianfranco Ravasi é promover entre os não-crentes a cultura cristã de uma maneira mais profunda e que por sua vez os católicos sejam mais rigorosos na hora de debater a cultura laical, plural e pós-moderna da atualidade.