No dia 4 de janeiro, o jornal USA Today mostrou em sua capa, dedicada a terrível onda de frio que açoita ao país, a fotografia de um sem-teto procurando calor nas ruas de Washington DC. A imagem permitiu que Michelle Simmons encontrasse seu filho desaparecido e afirmou que este foi "o melhor exemplo do amor de Deus de da divina intervenção que experimentei".

O jovem da foto é Nicholas Simmons de 20 anos, que desapareceu misteriosamente do seu lar em Greece, norte do estado de Nova Iorque, no dia de ano novo. Sua família temia o pior.

Nicholas vestia uma camiseta cinza, uma calça de pijama xadrez e tênis e marchou em um automóvel Buick cor vermelha sem levar nem sua carteira nem seu telefone celular.

A polícia e a família não explicam como chegou de sua casa até às ruas de Washington DC perto do Capitólio onde a fotógrafa Jacquelyn Martin da agência Associated Press captou a imagem.

Desde seu desaparecimento a família o buscava e mostrava sua fotografia pedindo ajuda para encontrá-lo nos programas dos meios de comunicação local.

Segundo explicou o oficial da Polícia de Greece, Patrick Phelan, Simmons tem a ficha de um menino normal que trabalha a tempo parcial em restaurantes de comida rápida e que vive com seus pais, além disso, assinalou que na sua cidade não podiam fazer muito para encontrá-lo porque não havia como rastreá-lo nem pelo celular nem pelo uso de cartões de crédito, informou CNN.com.

O jornal de Rochester “Democrat & Chronicle” assinalou que a família viu a foto da edição dominical de 4 de janeiro do jornal USA Today. Para meios de comunicação como o canal CNN “a fotografia se converteu na resposta às preces da família Simmons”.

Hannah Simmons, irmã de Nick, ao reconhecer seu irmão na foto escreveu a seguinte mensagem à repórter Natalie DiBlasio que escreveu a nota: "por favor entre em contato comigo. Você escreveu um artigo para USA today no qual aparece uma foto do meu irmão desaparecido".

Ao dia seguinte Hanna também mandou um tweet à fotógrafa Martin: "você salvou a nossa família", e acrescentou: "muito obrigado".

A polícia localizou o jovem desaparecido no domingo pela tarde, enquanto isso, Paul Simmons, pai de Nick viajou a Washington para reunir-se com ele.

Simmons foi internado no Hospital da Universidade George Washington para uma revisão geral, assinalou o oficial Phelan quem além disso disse que fisicamente o jovem está bem.

A mãe do Nick em sua página do Facebook escreveu “o vamos levar a casa são e salvo. Não consigo expressar com palavras como me sinto".