Mostrando sua habitual proximidade aos seus amigos, o Papa Francisco realizou uma ligação telefônica ao convento das Irmãs Carmelitas Descalças de Lucena (Córdoba, Espanha) na manhã e na tarde do dia 31 de dezembro para desejar-lhes feliz Ano Novo e pediu posteriormente que as religiosas transmitam mensagens de ânimo, esperança e alegria neste 2014.

Em concreto, e com muito bom humor, em uma primeira chamada deixou na secretária eletrônica do convento uma mensagem, à qual teve acesso a agência Europa Press. Nesta Sua Santidade perguntava: "O que estarão fazendo as monjas que não podem atender?", para posteriormente apresentar-se e manifestar que queria "saudá-las neste fim de ano".

Apesar da primeira tentativa não sucedida durante a manhã, Francisco ligou novamente às 19:15h momento em que conseguiu finalmente conversar com a comunidade de religiosas, às quais pediu a que "não deixem que sua esperança seja-lhes tirada".

Neste sentido, a prioresa da congregação, Irmã Adriana de Jesus Ressuscitado, explicou que na primeira chamada as religiosas estavam rezando, pois seguem "a vida de observância" e por isso a primeira ligação caiu na secretária eletrônica. "Deu-nos muita pena, mas como ele disse que voltaria a tentar, em todo instante ficamos à espera de uma ligação sua", comentou.

A chamada foi de 15 minutos. "como sempre, perguntou-nos como estávamos, chegou toda a comunidade --três argentinas, uma venezuelana e uma espanhola-- e lhe pedi licença para que toda a comunidade o escutasse através do alta-voz, e ele respondeu que ´sim, por favor´",  relata Madre Adriana.

Do mesmo modo, a religiosa indica que o Papa Francisco insistiu em transmitir mensagens de ânimo, esperança e alegria. Madre Adriana disse que as religiosas estão em um bairro da periferia de Lucena, de gente trabalhadora, humilde e que passam dificuldades, mas, têm grande estima pelo Pontífice.

Assim, quando o Santo Padre escutou este comentário pediu que "por favor”, "a todos os que de uma maneira ou de outra se relacionem com o mosteiro, digamos-lhes que o Papa os envia uma terna saudação". Especialmente, ele se "lembrou-se daqueles habitantes de Lucena que passam necessidade e estendeu sua saudação, sua bênção e o desejo de um feliz ano a todo o povo de Lucena", precisou a monja.

O diálogo entre o Papa Francisco e as religiosas decorreu em um ambiente de proximidade, de amizade e de diálogo. "Ele é o mesmo de sempre", destaca Irmã Adriana, quem recorda que um dos objetivos do Papa é que ninguém se sinta excluído por razão de fé ou de crença.

"Jamais pensamos que nos ligaria, embora soubéssemos que estávamos em seu coração pois nos conhecíamos há muitos anos, mas não imaginávamos que lhe roubaríamos o mais mínimo tempo. É uma alegria imensa", resume. O Papa, para concluir, prometeu que enviaria ao convento espanhol um exemplar de sua última exortação 'Evangelii Gaudium' (A alegria do Evangelho).

A relação de anos

A prioresa da congregação manifestou que a relação com as três monjas argentinas que residem no convento do Lucena começou faz 15 anos, quando Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires.

"Ele sempre ligava para o convento pedindo orações e se interessava por nós, embora nunca tenha havido um trato direto e pessoal", assevera.

Entretanto, surgiu uma amizade sólida com o passar dos anos através de chamadas, algumas cartas e felicitações natalinas. Além disso, ele precisou que as três foram à Espanha "quando Sua Santidade ocupava o cargo de bispo auxiliar de Buenos Aires", tempo em que segundo assegura a Irmã Adriana, Dom Bergoglio já tinha fama de orientador espiritual e de "santidade".

Pouco tempo atrás, quando o atual Pontífice ofereceu os exercícios espirituais à Conferência Episcopal Espanhola, esteve a ponto de ir a Lucena. Naquele momento ostentava a dignidade de cardeal primaz da Argentina, mas pediram que fosse a Roma para o sínodo e ligou para as religiosas para explicar-lhes "a mudança de planos", resume a Madre Adriana de Jesus Ressuscitado.

A mensagem do Papa (em espanhol) às religiosas de Lucena pode ser ouvida em:
http://www.youtube.com/watch?v=CeQN5DQOE0Q