Quase um ano depois da denúncia do grupo ACI contra o criador da de página difamatória a Bento XVI no Facebook, a rede social decidiu eliminá-la definitivamente. A página em questão difundia conteúdos vulgares e agressivos contra o Bento XVI e o catolicismo.

ACI Prensa soube da existência desta página pelas denúncias de usuários ofendidos por estes conteúdos e sua frustração pela falta de ação dos administradores da Facebook ante as dezenas de montagens fotográficas que atentavam contra a honra do Pontífice e faziam piadas ofensivas de Jesus, da Virgem Maria, da Igreja e inclusive contra o diretor do grupo ACI, o jornalista Alejandro Bermudez.

Na mesma página também foi orquestrado um ataque cibernético contra a agência ACI Prensa (a agência de notícias em espanhol do grupo ACI) no final de  2012 e por isso, a agência católica denunciou ante as autoridades locais o peruano Carlos Alberto Becerra Mendoza, identificado como o criador e administrador da ofensiva fanpage ‘Peneadicto XVI’ que chegou a reunir pouco mais de 40 mil seguidores no Facebook.

Nos últimos meses, ACI Prensa recebeu centenas de denúncias de usuários sobre a permanente tolerância do Facebook a conteúdos obscenos dirigidos exclusivamente a atacar a fé católica. A fanpage apresentava o Papa Francisco e Bento XVI como pedófilos, promovia o ódio contra a religião e incitava inclusive atos de agressão física contra o Papa e outros líderes religiosos.

Em agosto de 2013, a divisão do Facebook para a América Latina se negou a responder às acusações específicas afirmando que essa página não violou política alguma da rede social.

Previamente, em maio do mesmo ano, Facebook anunciou uma revisão de suas políticas sobre retiradas de conteúdo ofensivo e linguagem de ódio, indicando que escutou as sugestões de grupos de mulheres e judeus, muçulmanos e grupos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT).

Durante o último fim de semana, dezenas de usuários do Facebook que reportaram as imagens ofensivas da fanpage criada por Becerra –algumas destas com quase um ano de atraso- mensagens oficiais do Facebook informando que os conteúdos polêmicos haviam sido eliminados

O grupo ACI verificou que Facebook efetivamente suprimiu a página original ‘Peneadicto XVI’. Entretanto, seus criadores e administradores insistem em difundir seus conteúdos ofensivos e criaram uma nova página que já reuniu pouco mais de 1500 seguidores.