O Papa Francisco realizou uma chamada telefônica ao convento do Glorioso Patriarca São José, na localidade de Lucena, Córdoba (Espanha) e felicitou pelo Natal e o Ano Novo a Irmã Adriana de Jesus Ressuscitado, prioresa do convento.

Conforme informou o jornal espanhol ABC, a conversação durou 20 minutos na qual o Pontífice enviou uma bênção às religiosas de clausura e a todo o povo de Lucena. No convento do Glorioso Patriarca São José vivem cinco monjas, três delas argentinas e que conhecem pessoalmente o Papa da época em que era Arcebispo de Buenos Aires (Argentina).

Esta conversação foi confirmada pelo Vigário Episcopal de Córdoba e pároco de San Mateo de Lucena, Pe. David Aguilera, quem explicou que o Papa já havia ligado em outras ocasiões para as freiras deste convento mas não tinha podido falar com elas. Inclusive em uma ocasião deixou um recado de sua chamada.

O Vigário Episcopal assegurou que o Santo Padre tinha especial interesse por conhecer a situação deste convento de clausura, o qual cumpriu recentemente 400 anos de fundação.

O convento do Glorioso Patriarca São José fundado inicialmente na localidade de Cabra ( Córdoba) em 1603. Oito anos mais tarde, em 1611, o Duque de Cardona e Segorbe propiciou o traslado a Lucena.

Uma das irmãs carmelitas, a Madre Carmelo, foi encarregada de bordar o manto que ainda hoje segue cobrindo a imagem da padroeira de Lucena, Nossa Senhora de Araceli.