Que o 2014 seja “um ano de paz e reconciliação” no Paquistão, é o chamado lançado pelos líderes cristãos e de outras comunidades religiosas reunidos em um encontro interreligioso na cidade de Lahore.

Segundo a agência vaticana Fides, o Arcebispo de Lahore (Paquistão), Dom Sebastian Francis Shaw, remarcou que “o efeito do diálogo entre nós é o de tornar-nos próximos uns aos outros, e de eliminar o medo e a suspeita”.

“Nossa terra do Paquistão é muito fértil para o diálogo e acreditamos em um Deus misericordioso, que dá esperança e energia para vivermos juntos. É agradável ver e ouvir as orações pela paz elevar-se desde igrejas, mesquitas, templos hindus e sikh: isto ajuda a criar um ambiente de harmonia no país”, expressou o prelado quem também pediu que “a luz de Deus ilumine a escuridão nos corações, trazendo uma esperança de paz”.

Entre os líderes muçulmanos que participaram estavam Sohail Ahmed Raza, chefe da juventude muçulmana da organização “Minhaj-ul-Quran”, o muftí Muhammad Ashiq Hussain, chefe da madrasa local, além de Sardar Gernail Sing. Este último afirmou em declarações reunidas por Fides que “é urgente dizer a todos os nossos filhos que devem estar próximos uns dos outros e manter acesas as pequenas luzes de paz e reconciliação, pois o nosso país deve ser um lugar tranqüilo no qual viver”. Finalmente, o líder hindu Bhagat Lal sublinhou que “é boa tradição que líderes e fiéis de todas as crenças continuem a encontrar-se com frequência: somos todos paquistaneses e queremos a paz em nossa pátria”.

O encontro de Lahore foi organizado pelo “Conselho para o Diálogo Interreligioso”, uma organização promovida por sacerdotes como o Pe. Inayat Bernard e o Pe. Francis Nadeem, que trabalham com a intenção de “criar um Paquistão pacífico”.