O Papa Francisco manifestou sua intenção de viajar à Argentina em 2016 motivado pelo Congresso Eucarístico Nacional a ser desenvolvido em San Miguel de Tucumán coincidindo com os atos comemorativos pelo bicentenário da Independência nacional.

A informação foi dada a conhecer hoje por Matías Lammens, presidente do clube de futebol argentino do qual o Pontífice é torcedor, o São Lorenzo do Almagro, em uma conferência de imprensa que a delegação da instituição brindou na Pontifícia Academia para as Ciências, junto ao Bispo argentino Dom Marcelo Sánchez Sorondo Chanceler desta Pontifícia Academia.

A instituição vaticana divulgou este dado através de sua conta no twitter, @CasinaPioIV.

Os dirigentes da entidade esportiva campeã do Torneio Inicial Argentino tiveram um encontro privado por espaço de 40 minutos junto com os jogadores no domingo passado, que viajou especialmente para entregar ao Santo Padre o troféu do torneio e uma camiseta alusiva. Foi nessa reunião em que o Papa Francisco manifestou sua intenção de viajar a Argentina em 2016.

A Conferência Episcopal Argentina escolheu o ano 2016 para celebrar o Congresso Eucarístico Nacional na histórica cidade de San Miguel de Tucumán, onde se assinou a ata da Independência.
Em julho deste ano o Arcebispo de Tucumán, Dom Alfredo Horacio Zecca, enviou uma carta ao Papa Francisco para convidá-lo formalmente ao evento, mas, até o momento, a decisão do Papa ainda não foi anunciada oficialmente pelo Vaticano.