Nesta manhã, depois da Audiência Geral na Praça de São Pedro, o Papa Francisco recebeu das mãos de uma delegação do Clube San Lorenzo de Almagro, do qual é sócio e "torcedor" desde menino, a Taça do Campeonato Argentino que o time argentino ganhou recentemente.

O Papa, que ontem celebrou o seu aniversário de 77 anos, também recebeu das mãos da delegação argentina uma camiseta especial do Clube San Lorenzo escrita: "Francisco Campeão Torneio Inicial 2013".

Quando era pequeno, Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, ia ao campo esportivo do Clube San Lorenzo, e quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), continuou sendo sócio e assistia às instalações da equipe de futebol para presidir a Missa e confessar os jogadores.

O time foi fundado pelo Pe. Lorenzo Massa, sacerdote salesiano que foi designado para morar no perigoso bairro de Almagro. Quando viu a paixão dos jovens pelo futebol, decidiu reuni-los, resgatando a alguns deles das garras da delinquência.

O apelido de "corvos" do Clube San Lorenzo tem sua origem em que os vizinhos da zona exclamavam "aí vêm os corvos" quando chegavam os jogadores do clube, em alusão à batina do Pe. Massa, que os acompanhava em seus treinamentos.

Durante a Audiência de hoje, o Papa saudou "de maneira especial ao time de futebol de San Lorenzo, que acaba de ser campeão no domingo passado e veio aqui para trazer a taça. Muito obrigado".