Em suas palavras prévias à oração do Ângelus na Praça de São Pedro, neste terceiro domingo de Advento, conhecido como o domingo Gaudete (Em Latim: Alegrai-vos) o Papa Francisco recordou que a alegria do cristão é o amor fiel e inesgotável de Cristo. Neste mesmo domingo o Papa cumpre 77 anos de vida.

No início da sua catequese o Santo Padre assinalou que “Hoje é o terceiro domingo do Advento, dito também domingo Gaudete, isso é, domingo da alegria. Na liturgia, ressoa várias vezes o convite à alegria, a alegrar-se, por que? Porque o Senhor está próximo”.

“O Natal está próximo. A mensagem cristã se chama “evangelho”, isso é, “boa notícia”, um anúncio de alegria para todo o povo; a Igreja não é um refúgio para o povo triste, a Igreja é a casa da alegria! E aqueles que estão tristes encontram nessa a alegria, encontram nessa a verdadeira alegria!!”, ressaltou.

“A mensagem cristã se chama ‘evangelho’, quer dizer ‘boa notícia’, um anúncio de alegria para todo o povo; a Igreja não é um refúgio para pessoas tristes, a Igreja é a casa da alegria! E aqueles que estão tristes, encontram nela a alegria. Encontram nela a verdadeira alegria”.

Francisco advertiu que “a do Evangelho não é uma alegria qualquer. Encontra sua razão no saber se acolhidos e amados por Deus. Como nos recorda hoje, o profeta Isaías, Deus é  quem vem a nos salvar”.

“Sua vinda em meio a nós nos fortalece, torna sãos, dá coragem, faz exultar e florir o deserto e o estepe, isso é, a nossa vida quando se torna árida. E quando a nossa vida se torna árida? Quando está sem a água da Palavra de Deus e do seu Espírito de amor. Por mais que sejam grandes os nossos limites e os nossos desânimos, não nos é permitido sermos fracos e vacilantes diante das dificuldades e das nossas próprias fraquezas. Ao contrário, somos convidados a robustecer as mãos, a firmar os joelhos, a ter coragem e não temer, porque o nosso Deus nos mostra sempre a grandeza da sua misericórdia. Ele nos dá a força para seguir adiante”, afirmou.

“A alegria cristã, como a esperança, tem o seu fundamento na fidelidade de Deus, na certeza de que Ele mantém sempre as suas promessas. O profeta Isaías exorta aqueles que perderam o caminho e estão no desânimo a terem confiança na fidelidade do Senhor, porque a sua salvação não tardará a irromper nas suas vidas. Quantos encontraram Jesus ao longo do caminho, experimentam no coração uma serenidade e uma alegria da qual nada e ninguém poderá privá-los. A nossa alegria é Jesus Cristo, o seu amor fiel e inesgotável! Por isso, quando um cristão se torna triste, quer dizer que se afastou de Jesus. Mas então não é preciso deixá-lo sozinho! Devemos rezar por ele e fazê-lo sentir o calor da comunidade”.

“A Virgem Maria nos ajude a apressar o passo rumo a Belém, para encontrar o Menino que nasceu para nós, para a salvação e a alegria de todos os homens. A ela o Anjo disse: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28). Ela nos ajude a viver a alegria do Evangelho na família, no trabalho, na paróquia e em todo lugar. Uma alegria íntima, feita de admiração e ternura. Aquela que experimenta uma mãe quando olha para a sua criança recém-nascida e sente que é um dom de Deus, um milagre pelo qual só agradecer!”, concluiu.




Meninos celebram "festa surpresa" ao Papa Francisco por seu aniversário

Foto: ANSA

VATICANO, 14 Dic. 13 / 01:02 pm (ACI/EWTN Notícias).- O Papa Francisco se reuniu esta manhã com os responsáveis, os voluntários e beneficiados do dispensário pediátrico da Santa Marta, uma estrutura de caridade do Vaticano que brinda ajuda a mães e meninos com necessidades particulares. Durante o encontro mais de uma vintena de meninos surpreenderam ao Santo Padre com uma festa surpresa por seu aniversário, que será 17 de dezembro.

O dispensário da Santa Marta foi criado pelo Papa Pio XI, em 1922.

No Sala-de-aula Pablo VI, o Papa recebeu a perto de 800 pessoas. Ao pouco tempo de entrar em recinto, um grupo de 9 meninos lhe apresentou sua foto com a inscrição “Parabéns”.

Logo, 19 meninos mais, cada um com uma camisa branca e com um pôster amarelo compuseram a frase “Parabéns Papa Francisco”, ao tempo que soava a tradicional canção de “feliz aniversário”.

Ao mesmo tempo, apresentou-se um bolo com velas que representavam o número 77, pelos anos que cumprirá. O Santo Padre também recebeu um suéter.

Francisco lhes deu “as obrigado por sua visita. Obrigado pelo amor que têm, a alegria destes meninos, os presentes, isso bolo foi formoso! Depois lhes direi se for bom ou não, né! Muito obrigado! Que o Senhor os benza ".

A seguir o Santo Padre sustentou um encontro próximo e afetuoso com os pressente, e recebeu testemunhos como o da Elisabetta, uma mãe peruana que recebeu ajuda para seu filho no dispensário da Santa Marta.

“Que coisa direi de seu sorriso?”, disse Elisabetta ao Papa, “é tão incrível que chega ao coração de todo o mundo, que nos dá muita paz. Sabemos quanto ama você aos meninos, especialmente a aqueles que mais o necessitam. No Dispensário nos sentimos especialmente privilegiados de estar em seu coração e em sua mente. E estamos contentes porque, cada dia, nos ajudas a encontrar ao Jesus, querido Papa Francesco, estes nossos meninos recebem hoje o presente mais formoso do Natal que podiam imaginar: seu sorriso, sua carícia, seu abraço".