Em entrevista a ACI Digital nesta quarta-feira, 11, Maria Cristina dos Anjos, Diretora Executiva Nacional da Cáritas brasileira, afirmou que a realização no Brasil da campanha contra a fome no mundo lançada pelo Papa Francisco ontem em Roma buscará em uma primeira etapa sensibilizar e conscientizar a população para a realidade da fome no Brasil e posteriormente sair ao encontro do problema levando ajuda em todo o território nacional e possivelmente à Igreja no Haiti.

Segundo um relatório divulgado este ano pela FAO (Órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) a redução da fome no Brasil foi de 54,3% nas últimas duas décadas. Os dados mostram ainda uma redução de brasileiros subnutridos de 15% para 6,9% da população nesse período. Entretanto, apesar dos progressos e do crescimento macroeconômico do país, a fome segue sendo uma dura realidade para milhões de brasileiros em diversos estados da União.

Maria Cristina dos Anjos falou a ACI Digital sobre o ato oficial de lançamento da campanha, ontem às 14h em Brasília, afirmando que a Cáritas brasileira “conta com o apoio da Igreja no processo de animação, mobilização e divulgação” da iniciativa. “Contamos com a presença de representantes de várias entidades parceiras, tanto da Igreja, quanto da sociedade civil”, ressaltou também.

“Já estávamos em um processo de diálogo com nossos parceiros desde antes do lançamento e apoio foi reforçado com a presença de cada um deles no lançamento. O momento de veiculação do vídeo do Papa era muito esperado por todos e todas e quando começamos a transmitir, logo no início do ato, o público silenciou-se em atenção às palavras do Santo Padre. Foi um momento muito simbólico para todos nós”, partilhou a Diretora.

Maria Cristina dos Anjos explicou também que o Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) definiu assumir junto com a Cáritas essa campanha. “Isto significa que a campanha não é somente da Caritas, mas de toda Igreja no Brasil”, destacou também.

“Na próxima Assembleia dos Bispos, em maio do próximo ano, teremos a oportunidade de dialogar e definir encaminhamentos para esse processo de ação conjunta. Acreditamos que como resultado do diálogo na assembleia dos bispos sairá uma carta oficializando essa adesão. De toda a maneira a CNBB já está conosco na implementação da campanha”, detalhou Maria Cristina em sua entrevista.

Falando sobre a adesão do Papa à iniciativa que havia surgido em 2011 na assembleia plenária das Cáritas, a diretora executiva desta instituição católica no Brasil afirmou que “é uma alegria ter o Papa Francisco assumindo e abençoando a campanha. Sabemos que esse é um tema importante para o Papa Francisco e temos a certeza de que ele vai nos dar todo apoio a essa mobilização. Evidentemente esse apoio favorece que a campanha seja assumida pela Igreja em todo o mundo”.

“No Brasil, a campanha terá várias fases e também duas vertentes (nacional e internacional). Em nível nacional –prosseguiu- a primeira fase é de divulgação e sensibilização sobre a campanha e ao mesmo tempo de busca de adesões”.

“É muito importante nessa etapa conseguirmos envolver o maior número possível de organizações da Igreja e sociedade civil. Será importante sensibilizar as pessoas para que assumam conosco essa mobilização. Esse processo envolve também diálogos/debates sobre a realidade de fome e pobreza no Brasil e no mundo”.

“Uma segunda etapa que vai acontecer a partir de março/abril do próximo ano está relacionada a um processo de escuta das comunidades que vivem essa realidade. A proposta é compreender melhor a realidade de pobreza e desigualdade local, a partir das próprias comunidades. Queremos recolher sugestões para o enfrentamento dessa realidade, bem como, experiências que vem sendo implementadas pela Igreja”.

“Nesse processo de escuta serão organizados encontros, reuniões para debater as realidades em todas as regiões do país. Queremos finalizar em novembro do próximo ano esse processo de escuta”.

Finalmente, a diretora executiva da Cáritas brasileira assinalou que “uma terceira etapa será de divulgar os resultados desse processo de escuta e ao mesmo tempo buscar junto aos governos e sociedade a implementação de políticas públicas a partir das sugestões coletadas”.

“Em nível internacional, queremos sensibilizar a sociedade brasileira para a realidade de pobreza que vive o Haiti e para a necessidade de continuidade do nosso apoio à igreja daquele país. Uma expectativa é que possamos realizar no próximo ano um gesto concreto de solidariedade ao país”, concluiu Maria Cristina dos Anjos.

A página da campanha mundial contra o flagelo da fome na qual a Cáritas brasileira também participa se encontra disponível com todo o conteúdo e uma área de perguntas e respostas sobre a iniciativa no link: http://caritas.org.br/campanha-mundial

O vídeo com a mensagem do Papa de lançamento da campanha encontra-se no canal oficial da Cáritas Brasileira no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=6XPUl_VTtGo