O Plenário do Comitê de especialistas para a avaliação das medidas de combate à lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo (Moneyval), instituído pelo Conselho da Europa, aprovou nesta segunda-feira em Estrasburgo o relatório sobre os progressos da Santa Sé/Estado da Cidade do Vaticano nesta matéria.

Este relatório acompanha a adoção do "Relatório de Mútua Avaliação" de 4 de julho de 2012 e faz parte do procedimento ordinário previsto nas Regras de Procedimento de Moneyval, conforme informa um comunicado emitido na segunda-feira pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé.

Dom Antoine Camilleri, Secretário para as Relações com os Estados e Chefe da Delegação da Santa Sé/Cidade do Vaticano no Plenário de Moneyval, disse que a adoção do relatório "confirma os importantes esforços empreendidos pela Santa Sé e pelo Estado da Cidade do Vaticano para reforçar o quadro de seus instrumentos jurídicos e institucionais".

"A Santa Sé está totalmente comprometida a continuar melhorando uma eficaz implementação de todas as medidas necessárias para criar um sistema funcional eficiente e coerente com o fim de prevenir e combater os crimes financeiros", afirmou.

De acordo com as Regras de Procedimento de Moneyval, o relatório será publicado no site deste comitê na próxima quinta-feira.