O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, afirmou que a exortação apostólica Evangelii Gaudium "não é apenas um documento ‘a respeito’ da nova evangelização. É um belo exemplo de como é a nova evangelização na prática", e é um documento no qual o Papa Francisco assinala que nenhum batizado tem desculpas para não anunciar a Cristo.

"O Papa está dizendo para nós que não temos desculpas. Se amamos Jesus, temos que anunciá-lo. Inclusive se não temos uma formação especial ou se nenhum de nós é santo; da mesma forma temos o dever de anunciar a Cristo", afirmou o Prelado em sua última coluna enviada ao Grupo ACI.

Dom Gómez indicou que neste novo documento "o Papa apresenta uma análise incisiva dos desafios culturais que a Igreja enfrenta. E exorta-nos a superarmos o nosso egoísmo e cobiça e a trabalharmos por um mundo que seja mais justo e compassivo".

"Evangelii Gaudium está realmente dirigida aos nossos corações. O Papa está lançando-nos um desafio, pessoalmente como católicos, e institucionalmente como Igreja. Quem somos e para que estamos vivendo? Nossa fé está mudando-nos e fazendo-nos diferentes? Ou estamos tentando remodelar e ‘esgotar’ o Evangelho para sentir-nos assim mais cômodos com nossas debilidades? Estas são as perguntas difíceis que o Papa está fazendo para nós", assinalou.

O Arcebispo disse que na Evangelii Gaudium o Santo Padre "nos recorda que escutar é o primeiro passo da evangelização. Escutar ‘quando a outra pessoa fala e compartilha suas alegrias, esperanças e preocupações a respeito de seus seres queridos ou de tantas outras necessidades que experimenta no profundo de seu coração’. Só depois de escutar -e de escutar sempre de maneira ‘respeitosa e amável’- deveremos falar de Deus aos outros".

Por isso, depois de recordar que a razão principal para evangelizar é o amor de Jesus, Dom Gómez convidou os fiéis a pedirem a Deus neste novo ano litúrgico "que abra nossos corações para escutarmos verdadeiramente a que o Santo Padre está chamando-nos. Desprezemos o ruído e o falatório que tentam ‘embaralhar’ a mensagem do nosso novo Papa. Tratemos simplesmente de escutar pessoalmente o que ele nos está dizendo".

"E com o Papa Francisco, façamos esta oração a nossa Mãe Santíssima: ‘Mãe do Evangelho vivente, fonte da felicidade para os pequenos de Deus, rogai por nós’", terminou.