O sacerdote jesuíta Hans Zollner, Presidente do Comitê Diretor do Centro para a Proteção dos Menores da Igreja Católica (CCP), afirmou que o anúncio da criação de uma comissão vaticana sobre os abusos de menores ampliará significativamente o trabalho que a Igreja já cumpre neste âmbito.

"O trabalho da nova Comissão será muito mais amplo do que qualquer um que o Centro de Proteção do Menor possa realizar", adicionou o Pe. Zollner em 6 de dezembro em declarações ao Grupo ACI.

O Vaticano anunciou que as competências da nova comissão serão explicadas com mais detalhe em um futuro documento que deve ser aprovado pelo Papa Francisco, uma novidade que ampliaria os trabalhos desenvolvidos até agora pelo CCP.

"Nós nos ocupamos da propagação de um programa de prevenção que se dedica à formação de todo o pessoal pastoral e educativo, e nesta linha vejo uma primeira possibilidade de colaboração com a Comissão", acrescentou o Pe. Zollner.

A decisão do Papa Francisco sobre a proteção de menores provém de uma proposta feita pelo Conselho de Cardeais, que se reuniu nesta semana com o Santo Padre no Vaticano para a reforma da Cúria.

Um dos oito cardeais que compõem o Conselho, o Cardeal Sean O’Malley dos Estados Unidos, explicou aos jornalistas em 5 de dezembro que entre as responsabilidades da comissão, estará o estudo dos atuais programas em curso para a proteção das crianças e sugerir novas iniciativas por parte da cúria em colaboração com os bispos e as conferências episcopais.

Neste sentido, o Pe. Zollner assinalou que o CPP, com sede em Munique (Alemanha), decidiu, há três meses seu traslado a Roma aos finais de 2014. "Algo que certamente abre as possibilidades para a sinergia que fala o Cardeal", concluiu o sacerdote jesuíta.

Desta maneira, a nova Comissão continua um trabalho iniciado há alguns anos por Bento XVI, sob cujo pontificado se criou o CCP.

Em 8 de fevereiro de 2013, o Vaticano apresentou as "linhas guia" que aplica para erradicar os casos de abuso contra menores. O texto foi elaborado a raiz do Simpósio internacional intitulado "Para a Cura e a Renovação", que reuniu bispos e peritos de todo o mundo na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma de 6 a 9 de fevereiro de 2012.