Mais de 70 mil pessoas estiveram este domingo no Santuário de Fátima para participar da missa pela solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo bispo diocesano, Dom António Marto. A solenidade da Imaculada Conceição de Maria, assinalada anualmente a 8 de dezembro, “continua a ser a que durante os meses de inverno mais fiéis traz” à Cova da Iria, informa o Santuário.

Segundo nota da Agência Ecclesia, na sua homilia Dom Marto recordou que “Deus só entra no nosso coração e na nossa vida se lhe abrirmos as portas, basta um Sim. É essa a beleza da fé em Maria, da fé que é, antes de mais, um Sim de quem acolhe Deus que vem ao nosso encontro”.
Dom António Marto evocou a figura de Maria e centrou-se particularmente em três aspetos, a “beleza da graça de Deus”, “a beleza da fé” e “a beleza da ternura”.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima explicou que Maria, “como mãe” atrai os seus filhos para Deus e para a beleza do seu amor” e os ajuda “a superar a tentação de uma vida medíocre, porventura esquecida ou afastada de Deus, e cúmplice do mal”.

O Santuário de Fátima destacou que “muitos peregrinos cumpriram as suas promessas” e que seis toneladas de cera foram queimadas durante a manhã, no tocheiro.

Dom António Marto presidiu ao rosário e à Eucaristia, no Recinto de Oração, com a concelebração de trinta sacerdotes.

Entre os grupos presentes contavam-se os participantes na peregrinação nacional da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, durante a qual nove jovens fizeram o seu juramento que “tem como principais propósitos a vivência e a propagação dos apelos e da mensagem do Anjo e de Nossa Senhora em Fátima e o acolhimento aos peregrinos”.